Lição 7 O Pão e a Água da Vida
Lição 7 O Pão e a Água da Vida
(Êxodo 15-18)
Copr. 2025, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são
da Bíblia ESV (The Holy Bible, English Standard Version), direitos de autor de 2001 da Crossway, um ministério de publicações da Good News Publishers. Utilizado com permissão. Todos os
direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre
parênteses. Se normalmente recebe esta lição por e-mail,
mas ela perde-se uma semana, pode encontrá-la clicando neste
link: http://www.GoBible.org. Ore pela orientação do
Espírito Santo enquanto estuda.
Introdução: Como se sente quando tem fome ou sede? E se arranjar algo para beber ou comer não fosse algo que pudesse fazer facilmente? O problema para a maioria das pessoas, mesmo para os pobres nos Estados Unidos, é que somos "super-seguros" quando se trata de comida. Para a maioria de nós, o problema é ter força de vontade para comer menos. Morremos por comer demais, não por comer de menos. Embora possamos ter dificuldade em compreender a mente dos hebreus para o nosso estudo desta semana, vamos esforçar-nos ao máximo ao debruçarmo-nos sobre o nosso estudo do Êxodo.
I. Sede
A. Leia Êxodo 15:22. O que há de significativo no facto de os hebreus terem estado três dias sem encontrar água? (Várias fontes relataram que os humanos podem viver três a cinco dias sem água. Depende da saúde do indivíduo.)
1.º Qual acha que é a atitude das pessoas? (As pessoas estavam a pensar morrer sem água. Lembre-se que há cerca de dois milhões de pessoas neste grupo.)
B. Leia Êxodo 15:23. Alguma vez sentiu que precisava de ir à casa de banho, mas quando encontrou uma, estava trancada! Como se sentiu? (Entre as últimas perguntas e esta, vemos como as pessoas podiam estar desesperadas!)
C. Leia Êxodo 15:24-25. Note-se que os versículos dizem que o povo murmurou "contra" Moisés e Moisés "clamou ao Senhor". Será esta a cadeia de comando correta? (Sim.)
1.º O povo está a fazer algo diferente do que Moisés está a fazer? (Sim. Estavam a dizer coisas negativas sobre Moisés. Enquanto Moisés se voltava para Deus em busca de ajuda.)
2.º Parece que Deus chamou a atenção de Moisés para um pedaço específico de madeira. Porque é que Deus teria de encontrar uma madeira específica para Moisés? (Alguns acreditam que esta madeira tinha propriedades que neutralizavam o amargor da água e a tornavam potável.)
D. Leia Êxodo 7:20. Suponha que a madeira desempenhou realmente um papel importante na purificação da água. Por que razão Deus faria isso? Porque é que Moisés não golpeou a água com o seu cajado, tal como golpeou o Nilo para a transformar em sangue? (Êxodo 15:25 diz-nos que estes acontecimentos foram um teste.)
E. Leia Êxodo 15:26. Qual pensa que é o teste mencionado em Êxodo 15:25? (São testados ao ouvir atentamente e prestar atenção a Deus. Transformar a água do Nilo em sangue e transformar a água deste lago de amarga em doce são ações semelhantes, mas Deus usa uma técnica diferente que envolve a madeira.)
F. Vamos continuar com Êxodo 15:26. Porque é que Deus fala sobre saúde futura? Por que razão a doença é uma questão lógica para abordar esta discussão? (Temos duas coisas em jogo. Em primeiro lugar, a água amarga é transformada em doce porque o povo precisa de beber. Além disso, Deus promete que não enviará pragas de doenças sobre o povo se este Lhe obedecer.)
G. Leia Êxodo 15:27. Deus conduz os hebreus para um lugar onde existe obviamente água boa. Estará Deus a dar uma lição ao povo? Se sim, qual é? (Deus está a mostrar ao povo que Ele pode fazer duas coisas. Ele pode guiá-lo na direção certa para que as suas necessidades sejam satisfeitas. Ao mesmo tempo, quando há uma emergência, Deus pode realizar um milagre (ou fornecer os meios) para resolver o problema.)
II. Especial para Amantes de Carne
A. Leia Êxodo 16:1-3. Acha que os escravos tinham "toda a comida que queriam"?
1.º Por que razão estariam a queixar-se da carne quando, de acordo com Êxodo 12:32, tinham consigo os seus "rebanhos e manadas"?
B. Leia Êxodo 16:4-7. Estará Deus a atender ao pedido do povo? (Queixaram-se da fome, mas sonharam em comer carne. Deus está a enviar pão em vez disso. Ou será que está?)
1.º Note-se que Moisés e Aarão, no versículo 7, dizem aos hebreus que não devem ser alvo de críticas. Você concorda? (Como líder, acho apropriado que as críticas me sejam dirigidas quando as pessoas acham que algo está errado.)
B. Leia Êxodo 16:8. Que argumento apresentam Moisés e Aarão para que evitem as críticas? (Eles são agentes de Deus e, por isso, devem evitar as críticas, porque Deus é quem está a ser criticado.)
1.º O que pensa do argumento deles?
C. Leia Êxodo 16:10-14. Considere as formas pelas quais Deus respondeu às queixas do povo. São as mesmas? (São muito diferentes. Trazer codornizes é dirigir o que poderia ter sido um acontecimento natural. Trazer maná é um milagre sem precedentes.)
II. Maná
A. Leia Êxodo 16:15-18. Vamos concentrar-nos no versículo 18. O que está Deus a ensinar ao povo? A serem comunistas? A serem preguiçosos?
1.º Por que razão uma pessoa juntaria demais? (Isto demonstra falta de confiança em Deus. Ele está a ensinar o povo a confiar n’Ele. Mesmo que subestimasse a quantia que deveria juntar, será que Deus a tornaria suficiente?
a. Há aqui uma lição para a poupança para a reforma? Ou os dois não têm qualquer relação?
B. Leia Êxodo 16:19-25. Cada um destes detalhes é um milagre separado? (Sim. O maná vem seis dias por semana. Não pode guardá-lo durante a noite, exceto à sexta-feira, caso contrário, estraga-se. Se for preguiçoso e não o juntar de manhã, não estará disponível para si.)
1.º Porque é que temos este padrão estranho de sobra na sexta-feira e nada no sábado? Note-se que os Dez Mandamentos, que exigem o descanso sabático, ainda não foram dados. Ver Êxodo 20:8-11. (Isto mostra que, como afirma Êxodo 20:11, o descanso sabático foi instituído na Criação. Deus padroniza a Sua distribuição de maná para reforçar o Seu descanso sabático. mandamento.)
C. Leia Êxodo 16:35. O que nos ensina? (Podemos confiar que Deus nos ajudará enquanto precisarmos.)
III. Água da Rocha
A. Leia Êxodo 17:1-3. Esta discussão com Moisés é compreensível? (Não. Deus está a dar-lhes comida e resolveu o último problema deles com água.)
B. Leia Êxodo 17:4. Moisés está a fazer a coisa certa? (Eu voto "sim". Ele volta-se para Deus em busca de ajuda neste momento de dificuldade.)
C. Leia Êxodo 17:5-6. No início do nosso estudo, perguntei porque é que Deus não pediu a Moisés que golpeasse a água amarga com o seu cajado. Mas aqui Ele pede a Moisés que golpeie uma rocha com o seu cajado. Porquê a diferença?
1.º Há uma lição nisto para nós? (Isto promove a ideia de que havia algo de especial na madeira que Deus selecionou para contrariar a amargura do lago. Transformar água em sangue ou extrair água de uma rocha demonstram inquestionavelmente milagres. A lição para nós é que Deus pode lidar com as nossas necessidades de muitas maneiras.)
IV. Trabalhar com Inteligência
A. Leia Êxodo 18:13-14. A história por detrás disto é que, quando Moisés e a multidão chegaram ao Horeb, Jetro, sogro de Moisés, trouxe-lhe a mulher e os filhos de Moisés. Jetro dá conselhos a Moisés. O que está Jetro a sugerir? (A situação não parece refletir o senso comum.)
B. Leia Êxodo 18:15-16. Qual é, segundo Moisés, a razão pela qual julga todas as disputas? (Diz que o povo vem ter com ele para saber o que Deus faria. Moisés explica a lei de Deus.)
C. Leia Êxodo 18:17. Como pode Jetro alegar que "não é bom" que Moisés resolva as disputas e eduque o povo sobre a lei de Deus? Esta é uma tarefa obviamente importante para o avanço do Reino de Deus!
D. Leia Êxodo 18:18. Como pode o trabalho árduo de Moisés em nome de Deus ser melhorado? (Moisés precisa de partilhar o fardo. Moisés está a fazer algo grandioso. Mas, por vezes, pode-se fazer demasiado de algo grandioso!)
1.º Sente-se "esgotado" com as tarefas relacionadas com a sua igreja?
2.º Alguns na sua igreja que estão a realizar trabalhos importantes desistem porque dizem que estão "esgotados"? (De vez em quando, perdemos pessoas importantes que dizem que têm de desistir por causa do "desgaste". Não sou uma boa pessoa para consultar sobre isto. Escrevo estas lições semanais há 29 anos e estou a começar o meu 50º ano de litígio e ensino. Ficaria triste se parasse.)
E. Leia Êxodo 18:19-22. Jetro dá duas sugestões para tornar o trabalho de Moisés mais eficiente. Quais são? (Em primeiro lugar, Jetro diz que Moisés deve educar todo o povo sobre as regras de Deus. É ineficiente fazê-lo caso a caso. Em segundo lugar, Moisés deve organizar um grupo de juízes e delegar-lhes todas as questões menores.)
1.º Estes novos juízes serão tão bons como Moisés? (Não em abstrato. Mas terão mais tempo para se dedicar a um caso.)
2.º Pense no conselho de Jetro e veja se consegue aplicá-lo ao seu ministério.
F. Amigo, precisamos de confiar em Deus nos momentos de stress e ouvir os bons conselhos dos outros crentes. Isso tornará a sua vida melhor. Porque não considerar agora mesmo como melhorar o seu ministério?
V. Próxima semana: Aliança no Sinai.