Lição 5 Pelo Mar Vermelho
Copr. 2025, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (A Bíblia Sagrada, Versão Padrão Inglesa®), copyright © 2001 da Crossway, um ministério de publicações da Good News Publishers. Utilizado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parêntesis. Se normalmente recebe esta lição por e-mail, mas esta se perdeu durante uma semana, pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pela orientação do Espírito Santo enquanto estuda.
Introdução: Que mudança! O Faraó está a expulsar os hebreus do Egito, e os egípcios comuns estão a pagar para que eles saiam. Lembra-se de quando aceitou um novo emprego ou se mudou para uma nova cidade? A sua vida tomou um novo rumo. Mas também enfrentou novos desafios. Assuma que esta nova direção é deixar de ser um escravo e tornar-se uma pessoa livre, vivendo num lugar fabuloso! Está agora numa jornada para o seu próximo lar. Vamos mergulhar no nosso estudo da Bíblia e aprender sobre os desafios e oportunidades para os hebreus nesta nova vida!
I. O Lançamento
A. Leia Êxodo 12:39. Como está a situação alimentar no início desta nova caminhada? Recorde-se que Êxodo 12:37 relata que havia 600.000 homens. Um comentário diz que isso significaria cerca de dois milhões de israelitas.
B. Leia Êxodo 12:38. Quais são as boas e as más notícias aqui sobre a questão de ter comida suficiente? (A estimativa de dois milhões contava os hebreus. Agora descobrimos que há outros, uma "multidão mista" que os acompanhou. Embora não tivessem muito pão, tinham gado para comer.)
1.º Por que razão iriam com eles aqueles que não eram hebreus? (Na nossa última lição, Deus mostrou a todos que Ele era Deus sobre todos os outros. Provavelmente queriam ir com os vencedores!
2.º Leia Números 11:4. Como é vista a “multidão mista” posteriormente? (Como “ralé”.)
II. O Novo Governo
A. Leia Números 2:1-2. Se tivesse mais de dois milhões de pessoas a viajar, precisaria de as organizar? É isso que vemos nestes dois versículos? (Sim. Não vamos entrar em detalhes agora, mas esta é a organização “secular”. Se estiver interessado, o resto de Números 2 fornece os detalhes.)
B. Leia Êxodo 13:1-2 e Êxodo 13:14-15. O que significa redimir o primogénito? Sobretudo o primogénito dos filhos? (Leia Números 3:12 e Números 3:46-48. Deus reivindica todos os filhos primogénitos como pertencentes a Ele. Deus disse aos hebreus que Ele negociaria. Os existentes Os primogénitos seriam contados e depois "trocados" por um número igual de homens levitas. Para o resto dos primogénitos, e para os nascidos mais tarde, era pago um imposto de resgate aos levitas. Através disto, Deus estabeleceu os responsáveis pelo lado religioso das coisas (os levitas) e estabeleceu o seu financiamento.
1.º Por que razão Deus reivindica os primogénitos, os filhos e os animais? (Isto decorre diretamente da última praga que matou todos os primogénitos egípcios. É claro que, como aprendemos com as pragas, Deus está no comando de tudo.)
2.º Observe novamente Êxodo 13:14. Qual é a primeira razão que Deus apresenta para o sistema de sacrifício/redenção? (É para preservar a história do que Deus fez para libertar o Seu povo dos egípcios.)
3.º Como se compara com Mateus 22:17-21?
4.º Para além de educar a geração seguinte, qual é o objetivo de Deus? (Traz glória a Deus. É um lembrete da Sua autoridade. E cria uma forma prática de organizar e financiar o ministério dos Levitas.)
III. O Mar Vermelho
A. Leia Êxodo 13:17-18 e Êxodo 13:21-22. O que pensa da atitude de Deus para com o Seu povo? (Ele está a tentar tornar a viagem menos desafiante e muito mais óbvia.)
1.º Deus fará isso por si na sua jornada de vida?
B. Leia Êxodo 14:4-7. A motivação de Deus é que a Sua glória aumente. Como concilia isso com a afirmação de Deus (Êxodo 13:17) de que Ele não queria que o povo se desanimasse com a guerra? Têm agora todo o exército egípcio atrás deles!
C. Leia Êxodo 14:9-12. Lembram-se que acabei de perguntar sobre O seu caminho na vida e a ajuda de Deus? Se pensou: "O meu caminho não tem sido plano nem fácil", esta reviravolta assemelha-se mais à sua vida?
1.º O que diz sobre a atitude do povo?
D. Leia Êxodo 14:13-14. Lembram-se da minha pergunta sobre evitar a guerra e ainda trazer os egípcios? Qual Moisés diz ser a resposta? (O povo não precisa de lutar; Deus lutará por eles. Deus está a proteger o Seu povo e este deve "manter-se em silêncio".)
E. Leia Êxodo 14:15-16. Moisés disse ao povo para se calar e Deus pede ao povo que siga em frente. Vamos revisitar a questão sobre a orientação passada de Deus na sua vida. Se não viu a mão de Deus na sua vida, é porque não "seguiu em frente" na direção que pensava que Deus queria que tomasse?
1. Qual é a suposição quando Deus diz: "Porquê clamar a Mim, siga em frente?" (O caminho a seguir parecia impossível. Mas Deus tinha acabado de fazer o impossível com os egípcios. Deus quer que Lhe confiemos o impossível!)
F. Leia Êxodo 14:19-22. Li todo o tipo de explicações "naturais" para a divisão do Mar Vermelho. Qual acha que é a razão para todos estes detalhes nos serem revelados? (Deus usou a natureza, o vento, para afastar o mar. Mas estes pormenores sobre a nuvem, a escuridão e a luz mostram que isto não foi um acidente da natureza. Pelo contrário, é Deus a controlar a natureza.)
G. Leia Mateus 8:24-27. O que demonstram aqueles que alegam uma causa natural para a divisão do Mar Vermelho? (Pouca fé.)
H. Leia Êxodo 14:23-28. Se fosse um condutor de automóveis egípcio, entraria em pânico? (O mar ser murado era um perigo evidente quando se lidava com um Deus que podia controlar a água ao ponto de a transformar em sangue.)
I. Leia Êxodo 14:29-31. Como se sentiria se fosse um dos hebreus que foram salvos? (Jubilante! O meu Deus demonstrou um poder tão extraordinário!)
IV. Os Detalhes
A. Vamos voltar atrás e discutir alguns pormenores. Ficámos a saber em Êxodo 13:18 que os israelitas estavam "equipados para a batalha". Tinham 600.000 homens, mas temiam os egípcios. Por quê? (Êxodo 14:7 diz que o Faraó trouxe 600 carros de guerra. Os carros de guerra foram um grande avanço na tecnologia de batalha. Imagine um soldado de infantaria a enfrentar um cavalo em movimento puxando um carro com homens armados lá dentro. Os hebreus eram escravos, não soldados treinados. E tinham mulheres e crianças consigo.)
B. Leia Salmos 136:11-15 e Êxodo 15:3-4. Leia também Êxodo 14:6-7. O Faraó morreu na água? (É-nos dito que os "carros" e os "oficiais escolhidos" do Faraó foram afundados, mas o Êxodo não nos diz que o Faraó morreu. Salmos diz-nos que "o Faraó e o seu exército" foram derrotados. Mais uma vez, a Bíblia não menciona especificamente que ele morreu — o que penso que aconteceria se fossem mencionados "oficiais escolhidos". Se continuar no Salmo 136, ele menciona reis específicos que Deus matou, mas não diz que o Faraó foi morto. Ao mesmo tempo, sabemos por Êxodo 14:6 que o carro do Faraó estava no grupo.
1.º Se o Faraó se afogou, e sabemos que o seu filho primogénito morreu anteriormente, isso pode ter criado conflito na liderança egípcia.
C. Leia novamente Êxodo 14:4. O Êxodo refere-se repetidamente a Deus a endurecer o coração do Faraó. Neste texto, diz que Deus o fez para a Sua própria glória. Parece-lhe justo? Todos estes soldados egípcios, que eram pais e maridos, morreram porque Deus tornou o Faraó impenitente? (Vamos ler Êxodo 14:5. Isto mostra-nos que a decisão não foi apenas do Faraó, mas "os seus servos" concordaram que não deviam ter deixado os hebreus partir.)
D. Leia Romanos 1:21-25. Como descreve Romanos o avanço do mal no coração humano? (Diz que Deus "os entrega". Deus não fez o Faraó rebelar-se ou lutar. O Faraó rebelou-se e lutou contra Deus. Uma vez que o Faraó decidiu rebelar-se, Deus deixou-o fazer isso. Deus permitiu que o seu coração se endurecesse.)
1.º Parece que estou a inventar desculpas para Deus? Deus exige alguma desculpa para mostrar a Sua glória à custa dos homens? (Leia Efésios 2:10. Fomos criados por Deus para Lhe dar glória. O Faraó, sem querer, conseguiu dar grande glória a Deus. E esta é a ordem natural das coisas.)
E. Leia Êxodo 14:13 e Êxodo 15:14-16. Como é que este acontecimento, que traz glória a Deus, proporciona uma bênção tão importante ao Seu povo? (Isto trouxe uma solução final para o problema egípcio. As nações que estavam entre os hebreus e a terra prometida estão agora em "terror e pavor" de Deus e do Seu povo.)
F. Amigo, mantenha-se fiel. Confie em Deus. Deixe que Ele lute as suas batalhas. Mas deve seguir em frente com fé e confiança. Ele é um Deus absolutamente incrível e devemos confiar n’Ele. Decidirá, agora mesmo, confiar n’Ele?
V. Próxima semana: O Pão e a Água da Vida.