Lesson 9 Living the Law
Lição 9: Viver a Lei
(Êxodo 21-23)
Copr. 2025, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (A Bíblia Sagrada, Versão Padrão Inglesa®), copyright © 2001 da Crossway, um ministério de publicações da Good News Publishers. Utilizado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parêntesis. Se normalmente recebe esta lição por e-mail, mas esta se perde uma semana, pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pela orientação do Espírito Santo enquanto estuda.
Introdução: A Faculdade de Direito da Regent University, onde leciono, oferece um curso introdutório denominado “Fundamentos da Lei”. O que impressiona muitos estudantes é que grande parte do sistema jurídico americano encontra o seu fundamento na lei de Deus, especialmente nas regras dadas por Deus através de Moisés. Já ouviu alguém dizer: “Não se pode legislar sobre moralidade?” O que isto quer dizer é que não se pode mudar o coração de uma pessoa através da pressão externa. Os analfabetos bíblicos podem compreender que isto significa que a lei não deve refletir princípios morais. Quase todas as leis refletem princípios morais; pergunta-se: de quem é a moralidade? Vamos mergulhar no nosso estudo sobre a moralidade de Deus e como ela afeta as nossas leis. Analisaremos apenas algumas das leis que Deus deu através de Moisés.
I. Escravatura
A. Leia Êxodo 21:1-2. A primeira regra sobre a nossa relação com os outros é regular a escravatura! Fica surpreendido ao ver que a Bíblia estabelece regras para a escravatura, em vez de simplesmente a proibir?
1.º Deus não acabou de libertar os hebreus da escravidão? Por que razão queriam escravos?
2.º A que tipo de escravos nos estamos aqui a referir? (Escravos hebreus!)
B. Leia novamente Êxodo 21:2. Se a Bíblia não usasse o termo "escravo", chamar-lhe-ia escravidão? (Não. Tem um prazo de seis anos e parece um arrendamento, em vez de uma compra.)
1.º Isto assemelha-se mais a um contrato de trabalho moderno de seis anos?
C. Leia Êxodo 21:3-6. Como pode tornar-se um escravo permanente?
1.º Consegue imaginar a escolha de ser escravo permanente nestas condições? (Isto pode exigir uma reflexão séria. Penso que muitas pessoas escolheriam a segurança e a proteção em vez da liberdade.)
D. Leia Êxodo 21:27. O que nos ensina isto sobre as regras bíblicas da escravatura? (Não se podia bater no seu escravo. Se partisse o dente do escravo, ele era libertado.)
E. Leia Êxodo 21:16. Os versículos que vimos referem-se à compra ou venda de um escravo. Quem está a vender? (Não são os estrangeiros. O comentário de David Guzik diz que há quatro maneiras pelas quais um hebreu se pode tornar escravo: 1) Uma pessoa pode vender-se; 2) Um pai pode vender os seus filhos; 3) A falência pode fazer com que se torne um escravo; e 4) Um ladrão incapaz de pagar a restituição pode tornar-se escravo.
1.º Isto parece-se com a escravidão clássica?
2.Se uma pessoa compra um escravo hebreu, as regras da Bíblia regulam essa relação. Mas se uma pessoa rouba outra para vender como escrava, essa pessoa deve ser condenada à morte. É assim que vemos a escravatura do passado? Que aqueles que capturavam e vendiam escravos a outros eram culpados de um mal muito maior?
a. Isto é tráfico humano moderno?
II. Matar
A. Leia Êxodo 21:12-13. Alguns cristãos são contra a pena de morte porque acreditam que o assassino se pode tornar crente. O que nos ensina sobre esta visão?
1.º Note-se que o versículo 13 contém uma exceção à pena de morte. Qual é? (Este é o conceito jurídico moderno de premeditação. Se a morte não for premeditada, resultar de um acidente ou de uma paixão, então o assassino "pode fugir".)
2.º Para onde pode fugir o assassino? (Estas são chamadas "Cidades de Refúgio". Leia Deuteronómio 19:4-7. O assassino poderia fugir para uma destas três cidades e sobreviver.)
B. Leia Mateus 5:21-22. As palavras de Jesus parecem difíceis de explicar, dado que Provérbios se refere frequentemente a insensatos. Que luz lança Deuteronómio 19:4 sobre a declaração de Jesus? (Jesus condena a atitude de querer prejudicar outra pessoa.)
III. Honrando os Pais
A. Leia Êxodo 21:15 e Êxodo 21:17. Esta deveria ser a lei hoje? (O comentário de David Guzik sugere que esta lei seja lida em conjunto com Êxodo 21:12. Uma criança que assassinasse ou tentasse assassinar os seus pais deveria morrer.)
B. Leia Deuteronómio 21:18-21. Como é que modifica a regra sobre a execução de crianças? (Os pais não tinham autoridade para matar os filhos; precisavam do aval dos anciãos da cidade. Guzik diz que a morte da criança por rebelião acontecia "raramente, ou nunca".)
1.º Por que razão teria Deus tal regra? (À medida que os pais envelhecem, tornam-se vulneráveis aos maus filhos. A unidade familiar é importante para a fundação da sociedade.)
IV. Crimes contra a Propriedade
A. Leia Êxodo 22:1. Porque é que a pena depende de o ladrão "matar ou vender"? (Isto parece um ladrão profissional.)
B. Leia Êxodo 22:2-3. Mais uma vez, temos uma regra com uma exceção. Em que condições pode matar um ladrão para proteger a sua propriedade? (Quando está escuro.)
1.º Por que razão faz diferença? (Durante o dia, pode avaliar melhor a ameaça a si próprio e à sua família. A ideia é incentivar uma ação razoável.)
C. Leia Êxodo 22:4. Esta regra está relacionada com a regra em Êxodo 22:1. A pena aqui é menor, mas ainda assim é maior do que o valor do animal roubado. Qual acha que é o objetivo de Deus com estas regras? (O foco está na vítima. Isto é muito diferente do direito penal americano. Teoricamente, mandamos o criminoso para a prisão e a vítima sofre o prejuízo. Mais do que isso, a vítima paga impostos para alimentar e abrigar o criminoso! No plano de Deus, a vítima era mais do que compensada, e isso era a dissuasão do crime, não a prisão.)
1.º Como é que o direito penal americano ficou tão dessincronizado com as regras bíblicas? (A teoria do direito penal americano é que o crime é contra o Estado. A teoria por detrás dos Dez Mandamentos é que temos obrigações para com Deus, mas também uma obrigação de amor uns pelos outros.)
D. Leia 2 Samuel 12:4-7. Natã conta ao Rei David uma história sobre um cordeiro roubado e David diz que imporia não só a restituição, mas também a pena de morte. Natã está a falar sobre o pecado de David. Leia Salmos 51:4. Como é que David encara o seu pecado? (Vê-o, tal como o direito americano, apenas como um crime contra Deus.)
1.º David está certo? (Precisamos de analisar isto de duas perspetivas diferentes. David está a falar sobre pecado e julgamento. Quando se trata dos nossos pecados e julgamento, esta é uma questão entre Deus e o pecador apenas. A outra perspetiva é a da restituição. Deus está preocupado em que curemos a vítima. O pecado de David tornou a restituição impossível.)
V. Lei do Sábado
A. Leia Êxodo 23:10-12. Isto reforça o quarto dos Dez Mandamentos, que é descansar no sétimo dia. (Veja Êxodo 20:8-11.) Mas isto estende-se à terra. Por que razão a terra precisaria de um descanso? (Deixar a terra em pousio é consistente com as práticas agrícolas sustentáveis modernas. Uma coisa interessante que aprendi é que isto também quebra o ciclo de vida das pragas e doenças em certas culturas.)
1.º O que mais realiza um descanso sabático para a terra? (Dá descanso aos animais que usamos para cultivar. Permite aos pobres e aos animais colher o que brota naturalmente da terra.)
2.º O que nos diz isto sobre Deus e o sábado? (O descanso sabático é uma parte orgânica de Deus. Faz parte do Seu sistema geral para uma vida melhor.)
VI. Conquistando Canaã
A. Leia Êxodo 23:20-22. Qual é a chave para o sucesso na vida? (Obedecer a Deus. Se o fizermos, Ele ficará do nosso lado.)
B. Leia Êxodo 23:23-25 e Êxodo 23:27-28. O que é O plano de batalha de Deus para o Seu povo conquistar a terra prometida? (Terror, confusão e vespas.)
1.º Considere isto. Trata-se de uma guerra comum? (Talvez terror psicológico, mas Deus está a fazer o trabalho pesado, usando até insetos para vencer.)
C. Amigo, o que dizes sobre as regras que Deus deu através de Moisés? Está convencido de que Deus tem em mente o que é melhor para si? Se sim, porque não pedir ao Espírito Santo que o ajude a tornar-se cada vez mais obediente a Deus?
VII. Próxima semana: A Aliança e o Projeto.