Lição 10: A Aliança e o Projecto
Lição 10: A Aliança e o Projecto
(Êxodo 24, 25 e 31, Ezequiel 36)
Copr. 2025, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são
da Bíblia ESV (The Holy Bible, English Standard Version), direitos de autor de 2001 da Crossway, um ministério de publicações da Good News Publishers. Utilizado com permissão. Todos os
direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre
parênteses. Se normalmente recebe esta lição por e-mail,
mas ela perde-se uma semana, pode encontrá-la clicando neste
link: http://www.GoBible.org. Ore pela orientação do
Espírito Santo enquanto estuda.
Introdução: Tem alguma rotina nova na sua vida? Quantas vezes precisa de ser informado sobre um novo procedimento antes de se sentir confortável com ele? As conversas iniciais de Deus com Moisés levam-nos a concluir que os hebreus não conheciam Deus de todo. Ou pelo menos não distinguia entre Ele e outros deuses. Uma vez que Deus se propõe libertar o Seu povo para ir à terra que prometeu a Abraão, Deus demonstra repetidamente o Seu poder. Esta semana, vemos uma lição nova e muito mais subtil que Deus está a ensinar. Esta lição, bem no meio da entrega dos Dez Mandamentos, é uma combinação da justificação pela fé somente, da obra do Espírito Santo e da centralidade do sábado. Vamos aprofundar e aprender mais!
I. A Aliança
A. Leia Êxodo 24:1-2. Qual o propósito dos setenta anciãos nestes versículos? (Leia Números 11:16-17. Estes anciãos eram líderes que tinham sido abençoados com o dom do Espírito Santo. Não tinham recebido tanto Espírito como Moisés, mas, ainda assim, eram abençoados.)
1.º Aprofundaremos a discussão sobre o Espírito Santo mais tarde, mas este é um bom ponto para perguntar se é típico os líderes religiosos terem uma porção maior do Espírito Santo?
a. Por que razão uns teriam maior poder do Espírito Santo do que outros?
b. A quantidade do Espírito Santo está relacionada com a proximidade que poderiam ter com Deus? De acordo com Êxodo 24:2, Moisés pôde "chegar perto", os 70 anciãos "não" e os outros não puderam entrar no monte? (Há certamente uma ligação prática entre o grau em que estamos cheios do Espírito Santo e uma relação mais próxima com Deus.)
B. Leia Êxodo 24:3-4. Vemos novamente que o povo declara que obedecerá a "todas as palavras". Porque é que Moisés está a escrever o que os hebreus concordaram em fazer? (Isto reflete as regras legais gerais de que escrever torna um acordo mais formal e mais fácil de aplicar.)
C. Leia Êxodo 24:7-8. Depois de escrever as palavras, Moisés lê-as ao povo e este concorda novamente que será obediente. Porquê atirar-lhes sangue depois disso? Eu consigo ver agora, o povo concorda e depois recebe sangue lançado sobre si. Eu podia reclamar! (Vamos ler os versículos que saltei para começarmos a secção seguinte.)
II. O Conceito da Páscoa
A. Leia Êxodo 24:5-6. Por que razão as pessoas estão a oferecer holocaustos? (Isto remonta à época em que o pecado entrou no nosso mundo. Génesis 4 introduz a ideia de ofertas de animais a Deus, que Ele aceita. Deus não aceita ofertas de frutos. Ver Génesis 4:1-5. Em Génesis 8:20-21, vemos a primeira referência a ofertas de animais como sendo "holocaustos" cujo cheiro era "agradável" a Deus.)
B. Qual é a ligação entre a aliança escrita, a promessa de obediência e os holocaustos? (Deus não explicou isto ao povo naquela época, mas sabemos que o holocausto simboliza o sacrifício de Jesus pelos nossos pecados. Deus sabia que o povo iria quebrar a sua palavra (e em breve), e assim Ele insere na cerimónia a Sua solução histórica para a falha de Adão e Eva, e dos seus descendentes, em obedecer aos mandamentos de Deus.)
C. Leia Êxodo 24:9-11. Os 70 anciãos "vêem" Deus e comem. Comer parece-lhe estranho? Porque começariam a comer no monte, na presença de Deus? (Leia Lucas 22:19-20. Todos os elementos do evangelho estão aqui reunidos. A lei, o holocausto, o sangue e a refeição que reflete tudo isto: a refeição da Páscoa/Ceia do Senhor.)
1.º Deus sabia desde o início que o povo não podia obedecer. Em retrospetiva, tudo é Claro. Então, porque é que Deus pediu ao povo que concordasse em obedecer (três vezes!) quando Ele sabia que estava a "mentir"? (Não pensavam que estavam a mentir. A questão é que somos como os hebreus. Afirmamos que podemos obedecer, mas vemo-nos a desobedecer.)
III. Espírito Santo
A. Leia Ezequiel 36:25-27 e João 3:5. Em seguida, reveja Números 11:17. Que conceito está Deus a apresentar aos hebreus? (O poder do Espírito Santo para os ajudar a guardar a lei de Deus.)
1.º Quando Ezequiel 36:27 diz que Deus nos "fará andar" nos Meus estatutos, como devemos entender isso? (A obediência é também um dom.)
B. Leia Filipenses 2:12-13. Estará Deus a dar-nos a "vontade" de fazer as obras que Lhe agradam?
C. Leia Êxodo 31:1-5. Geralmente pensamos que o propósito do Espírito Santo é ajudar-nos com o lado espiritual das coisas. O que nos ensina? (O Espírito Santo ajudar-nos-á no nosso trabalho. Ele melhorará as nossas capacidades de trabalho se lhe pedirmos. Esta é uma perceção que aprendi há alguns anos e posso atestar que funciona. No meu trabalho jurídico, tenho a impressão de que algo que fiz não está bem. Deixei algo passar. Isto tem sido uma grande ajuda e uma grande bênção.)
1.º Vê uma relação entre o dom do Espírito Santo a "fazer-nos" obedecer e o dom do Espírito Santo a tornar-nos mais hábeis, inteligentes e instruídos? (Se ler Êxodo 31:3, verá que o Espírito Santo nos concede um conjunto de bênçãos que nos tornam não só mais espirituais, mas também seres humanos mais abençoados.)
IV. O Santuário
A. Leia Êxodo 25:1-2 e Êxodo 25:8-9. Como é que isto se enquadra na nossa discussão anterior sobre a lei, o sacrifício e o Espírito Santo? (Todos se reúnem no santuário onde Deus habitará com eles.)
B. Leia Êxodo 25:18-22. Em que contexto Deus coloca o Seu testemunho e os Seus mandamentos? (O "propiciatório" está acima deles e Deus senta-se acima do propiciatório. O santuário e o seu conteúdo ilustram a relação entre a lei de Deus e a Sua misericórdia. Ilustram a justiça pela fé.)
V. O Sábado
A. Leia Êxodo 31:12-13. Quando Deus diz que "acima de tudo" se deve guardar o sábado, o que quer Ele dizer? É o mais importante de todos os mandamentos? Ou devemos olhar para o contexto em que Deus acabou de apresentar a obra deles para a criação do santuário? Ao fazerem esta obra, deveriam guardar o sábado? (Não se pode limitar ao contexto da construção do santuário, pois é um "sinal para as vossas gerações".)
1.º Note-se que o sábado é um sinal de que Deus nos santifica. Será isto diferente de Deus nos declarar justos pela fé?
B. Leia Génesis 17:8-10 e Colossenses 2:11-14. Qual é o novo sinal da circuncisão? E o que significa? (Colossenses diz-nos que o batismo é a nova circuncisão e é um sinal de que Deus perdoou todos os nossos pecados. O batismo é a aceitação da justiça pela fé.)
C. Agora, repare novamente em Êxodo 31:13. Qual a importância do sábado? (Significa que Deus continua a Sua obra de nos tornar santos. Somos "lavados" no batismo e santificados pelo sábado.)
D. Leia Hebreus 4:9-10. Que obras estamos a deixar para trás no sábado? (O sábado recorda-nos que Deus é quem nos torna justos.)
1.º Isto tem alguma coisa a ver com os nossos empregos, o nosso trabalho regular? (Com certeza. Descansar ao sábado demonstra a nossa fé de que confiamos em Deus para nos sustentar, mesmo que não estejamos a trabalhar no sábado.)
2.º Lembre-se da nossa recente discussão sobre o maná e como uma porção dobrada veio na sexta-feira e nenhuma veio no sábado. O que está Deus a fazer com o ritmo semanal do povo? (Ele está a mudar o foco do serviço aos egípcios para a celebração semanal de que Deus os libertou da escravidão.)
E. Leia Marcos 2:23-24 e Marcos 2:27-28. Há alguma razão para acreditar que o sábado seguiu o caminho da Circuncisão? Que ela já não é necessária? (A circuncisão simplesmente assumiu uma nova forma. Tornou-se batismo. O sábado ainda se concentra no que Deus fez por nós. Porque deixaria para trás esta grande bênção de descanso e lembrança de que Deus nos salvou?)
F. Amigo, olhe através dos olhos de Deus e veja que o que Ele tem em mente para nós é que confiemos n’Ele completamente? Para tudo? O sábado é a lembrança semanal do que Deus fez e está a fazer por nós. Aceitará este grande benefício na sua vida? Aceitará este descanso? Porque não começar esta semana?
VI. Próxima semana: Apostasia e Intercessão.