Lição 12 “Por favor, mostra-me a tua glória”

(Êxodo 33-34)
Portuguese, Brazil
Year: 
2025
Quarter: 
3
Lesson Number: 
12

Lição 12 “Por favor, mostra-me a tua glória”

(Êxodo 33-34)

 

Copr. 2025, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (A Bíblia Sagrada, Versão Padrão Inglesa®), copyright © 2001 da Crossway, um ministério de publicações da Good News Publishers. Utilizado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parêntesis. Se normalmente recebe esta lição por e-mail, mas esta se perde uma semana, pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pela orientação do Espírito Santo enquanto estuda.

 

Introdução: Se eu lhe pedisse para “descrever a glória de Deus”, como responderia? Recitaria o que Deus fez aos egípcios? Como é que Deus curvou a natureza para sustentar o Seu povo na sua viagem no deserto? Como é que Deus deu ao Seu povo um modo de vida melhor? Responderia que a glória de Deus é que Ele decide salvar uns e não outros? Vamos mergulhar no nosso estudo do Êxodo para ver como Deus responde a esta questão!

 

I. Encontrar Deus

 

A. Leia Êxodo 33:7. Se esta é uma tenda para reuniões, porque está "longe" do acampamento? (É um lugar, aprenderemos, onde Moisés se encontrou com Deus. A razão pela qual está longe é porque Deus está a afastar-se do povo após a rebelião do Bezerro de Ouro que discutimos na semana passada.)

 

B. Leia Êxodo 33:8. Que lição se aprende com o povo que observa Moisés entrar na Tenda de Encontro? (Quando lemos Êxodo 32:1, o povo não estava a demonstrar respeito por Moisés. Em Êxodo 33, o povo está agora a respeitar Moisés.)

 

C. Leia Êxodo 33:9-10. Estará Deus a fazer algo para desencorajar o povo da adoração de ídolos? (Fazer um ídolo dava-lhes algo tangível para adorar. Aqui vemos o povo a adorar ao ver a "coluna de nuvem" a descer e a posicionar-se à entrada da tenda.)

 

D. Leia Êxodo 33:11. Consegue imaginar-se a falar face a face com Deus? Acha que Moisés está realmente a olhar para o rosto de Deus? (Leia Êxodo 33:20-23. Isto revela que Moisés devia estar de frente para Deus na tenda, mas algo o impedia de ver o rosto de Deus. Vemos mais tarde que Deus toma cuidado especial para que Moisés não veja o Seu rosto, pois, caso contrário, Moisés morreria.)

 

1.º O que pensas que significa o facto de Josué ter permanecido na tenda de encontro? Ele estava a falar com

 

Deus depois de Moisés ter saído? (Não. Penso que esta tenda era considerada um espaço sagrado e Josué estava a protegê-la. Êxodo 33:7 parece dizer que, quando o povo tinha algo que queria apresentar a Deus, saía da tenda de encontro e orava.)

 

a. Porque é que o povo decidiu orar perto de um lugar onde Moisés se encontrou com Deus? (Isto reflete o pensamento pagão. Os ídolos eram construídos no topo de lugares altos com base na ideia de que estava mais próximo de Deus. Podemos orar a Deus em qualquer lugar.)

 

II. A Liderança de Deus

 

A. Leia Êxodo 33:12-13. Qual é o pedido de Moisés? (Tem dois pedidos. Que Deus envie alguém para o acompanhar na liderança do povo e que possa conhecer melhor Deus.)

 

1.º Há um motivo específico para Moisés pedir ajuda na liderança? Ele não tem Aarão? (Leia Êxodo 33:1-3. Deus prometeu a Moisés que enviaria um anjo para liderar, mas também disse que não iria porque poderia destruir o povo rebelde.)

 

B. Leia Êxodo 33:2-3. Deus diz que não irá pessoalmente com Moisés. Por que não? (Deus diz que os hebreus são "de dura cerviz", o que significa que são rebeldes e que Deus os pode destruir.)

 

C. Leia Êxodo 33:14-17. Qual é o argumento de Moisés sobre o motivo pelo qual o próprio Deus deve ir com eles? (Moisés diz que não quer ir sem Deus. Ir com Deus faz toda a diferença. Isto distingue-os de todos os outros.)

 

1.º Alguma vez pediu a Deus para ir consigo? (Tenho medo de tomar a decisão de tentar viver sem Deus. Uma vez, quando era jovem, e outra vez, quando já era muito mais velho, deparei-me com uma decisão que pensei que me iria virar as costas a Deus. De ambas as vezes, decidi que não poderia trilhar o meu caminho na vida sem Deus.)

 

III. A Glória de Deus

 

A. Leia Êxodo 33:18. Porque acha que Moisés faz essa pergunta? (Moisés disse anteriormente (Êxodo 33:13) que queria conhecer melhor Deus. Moisés também pode estar a pedir provas de que Deus estará com eles. Ele acaba de conseguir que Deus diga que estará com eles. Agora Moisés diz: "Por favor, mostra-me".)

 

B. Leia Êxodo 33:19. Repare na forma como Deus responde à pergunta sobre revelar a Sua glória. Qual é o primeiro

 

aspeto da glória de Deus? (A sua bondade.)

 

1.º Note-se que Deus também responde à questão sobre a "glória" dizendo que Ele será arbitrário ao demonstrar graça e misericórdia. Como é demonstrada a glória de Deus ao demonstrar misericórdia e graça seletivamente?

 

C. Leia Mateus 7:21-23. Este é um dos textos mais difíceis para mim de compreender. Estas são obras poderosas que não poderiam ser realizadas sem o poder do Espírito Santo. Como pode Jesus dizer que "nunca" os conheceu? Estavam a trabalhar com outro membro da Trindade!

 

1.º Jesus chama-lhes "operários da iniquidade", mas as suas obras eram expulsar demónios, profetizar e realizar muitos milagres! Isto não faz sentido à primeira vista.

 

D. Leia Romanos 9:15-16, onde Paulo comenta acerca da nossa leitura em Êxodo. Como é que Paulo entende a declaração de Deus sobre o que parece ser a arbitrariedade? (Paulo diz que não ganhamos nada quando se trata da salvação. Embora não duvide das declarações dos milagreiros em Mateus 7, eles pensam que têm o direito de entrar no Reino dos Céus. Isto demonstra o equívoco mais básico sobre a glória de Deus. A nossa salvação vem apenas pela Sua misericórdia. Só pela fé em Jesus. A graça genuína é dada gratuitamente por Deus. Era isso que Deus estava a mostrar a Moisés quando este procurava conhecer melhor Deus e ver a Sua glória.)

 

E. Leia Êxodo 33:20-23. O facto de Moisés não conseguir ver a face de Deus e viver está ligado à discussão sobre a misericórdia imerecida de Deus? (Sim! Os humanos devem admitir que não são Deus. Não têm o direito de duvidar de Deus. A glória de Deus está em Jesus.)

 

IV. Segundas Chances

 

A. Leia Êxodo 34:1-2 e Êxodo 34:4-8. Como é que Deus descreve o significado do Seu nome? (Misericordioso, gracioso, tardio em irar-se, abundante em amor e fidelidade.)

 

1.º Deus está a demonstrar que perdoará os pecados? Que dará segundas oportunidades?

 

2.º O que diz Deus sobre os culpados e os seus descendentes? (Deus perdoa, mas se escolhermos o pecado e a autossuficiência, Deus não ignorará essa decisão. Os resultados negativos afetam a vida dos nossos descendentes.)

 

B. Leia Êxodo 34:28. Porque acha que Deus tem Moisés consigo durante quarenta dias? (Está a conduzir o povo à mesma tentação que levou Aarão a criar o Bezerro de Ouro.)

 

V. Um Rosto Brilhante

 

A. Leia Êxodo 34:29-30 e Êxodo 34:32-35. Porque é que o rosto de Moisés está a brilhar? Porque é que Moisés o cobre quando fala ao povo? (O rosto de Moisés reflete a glória de Deus. Cada vez que Moisés vai à tenda para se encontrar com Deus, quando sai, o seu rosto volta a brilhar.)

 

1.º Há uma lição nisto para nós? O seu rosto "brilha" quando procura saber mais sobre Deus? A sua atitude e aparência mudam?

 

B. Leia 2 Coríntios 3:18. Qual é o objetivo de Deus para as nossas vidas? (Que sejamos transformados para refletir a Sua glória.)

 

1.º Como é que isso acontece na prática? (Através do poder do Espírito Santo.)

 

C. Amigo, a glória de Deus é a graça e a misericórdia que Ele estende a cada um de nós. Não podemos fazer qualquer exigência a Deus com base nas nossas supostas boas obras.      A Sua salvação para nós é inteiramente gratuita.                           Pedir-Lhe-ia hoje para o salvar pela Sua graça? Por que não pedir agora mesmo?

 

VI. Próxima semana: O Tabernáculo