Lição 2 Surpreendidos pela Graça
Lição 2 Surpreendidos pela Graça
(Josué 2 e 9)
Copr. 2025, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (A Bíblia Sagrada, Versão Padrão Inglesa®), copyright © 2001 da Crossway, um ministério de publicações da Good News Publishers. Usado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. Se você normalmente recebe esta lição por e-mail, mas ela se perde uma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pela orientação do Espírito Santo enquanto estuda.
Introdução: Quantas vezes outros cristãos lhe disseram que algo era uma área "cinzenta" ou que o assunto era "complicado"? Muitas vezes suspeito que comentários como esse sejam uma tentativa de evitar admitir que alguma atividade é pecaminosa. O meu texto de referência, Deuteronômio 4:2, essencialmente diz que algo está errado aos olhos de Deus ou é alguma regra não autorizada que os humanos criaram. Isso estreita as áreas "cinzentas". No entanto, quando Jesus equiparou a luxúria ao adultério e a ira ao assassinato (Mt. 5:21-22, 27-28), Ele complicou a nossa compreensão de Deuteronômio 4:2. Nosso estudo desta semana é sobre duas histórias "cinzentas". Vamos nos aprofundar e ver se as Escrituras aguçam nossa compreensão das "cinzentas"!
I. Os Espiões
A. Leia Josué 2:1. Que ação Josué tomou antes de iniciar a invasão de Canaã?
1. Espiões já haviam sido enviados antes? (Leia Números 13:1-3, Números 13:17-20 e Números 13:31. Sim, Moisés enviou doze espiões e o relatório deles levou ao desastre.)
2. Qual você acha que foi o motivo para enviar espiões? (Leia Números 13:32-33. A primeira missão de espionagem avaliou a terra e suas defesas. Parte da motivação era avaliar se eles poderiam tomar a terra.)
3. O que Josué está fazendo de diferente desta vez? (Desta vez, ele envia apenas dois espiões, e o faz secretamente. Isso sugere que os espiões deveriam de reportar apenas a ele, o que limitaria o problema que surgiu da primeira vez.)
4. Josué está demonstrando falta de fé em Deus? (Se você ler Números 13:1-2, verá que foi Deus quem orientou Moisés a enviar espiões.)
a. Normalmente, querer manter sua atividade em segredo é um forte sinal de que ela é errada. Esta é uma área cinzenta?
B. Leia Josué 5:13-15 e Josué 6:2-5. O que Deus está fazendo por Josué antes da batalha por Jericó? (Deus lhe deu o tipo de informação que se obteria de espiões — e muito mais. Eu me inclino a encarar a missão dos dois espiões como uma falta de
confiança, embora isso não esteja claro, pois Deus autorizou o primeiro grupo de espiões.)
II. A Prostituta
A. Observe novamente a última parte de Josué 2:1. Onde os espiões se hospedaram? (Na casa de uma prostituta chamada Raabe.)
1. Isso parece parte do plano de Deus?
2. Se você disser que foi uma jogada inteligente, pois isso manteria os espiões anônimos e seguros, leia Josué 2:2-3. Funcionou? (Não. A presença deles foi relatada imediatamente.)
B. Leia Josué 2:4-7. Isso é apenas uma mentira? Não é também uma traição à cidade de Raabe? Não é também uma desorientação enviar os homens de Jericó seguindo uma pista falsa? (Parece ser tudo isso.)
C. Leia João 8:44, Apocalipse 12:9 e Êxodo 20:16. Esses textos afirmam que mentir é o que Satanás faz. Vamos rever esta sequência. Josué envia espiões (talvez uma falha de fé), os espiões escolhem a casa de uma prostituta (um plano de anonimato fracassado) e então a prostituta mente para protegê-los. Esta é uma "área cinzenta" ou uma questão "complicada"?
D. Leia Josué 2:8-13. Qual é o motivo de Raabe para sua mentira traiçoeira? (Ela quer salvar a si mesma e sua família.)
1. Salvar a si mesma não é o motivo usual para mentir?
2. Isso torna esta uma justificativa de "área cinzenta"?
E. Leia Tiago 2:25. Como Tiago chama as ações de Raabe? (Boas obras que “justificaram” Raabe. Evidência de fé genuína.)
F. Leia Hebreus 11:31. Como este texto vê Raabe? (Ela é obediente! Ela não perece com os desobedientes.)
G. Leia Mateus 1:5. Que mulher encontramos na genealogia de Jesus? Saiba que a lista de mulheres nesta genealogia é rara. (Raabe é mencionada!)
H. Temos uma nova regra? Estamos autorizados a mentir se isso puder nos ajudar ou ajudar nossa família? (Vamos ler Êxodo 20:16 novamente. O que, exatamente, é proibido? (“Falso testemunho contra o teu próximo.”)
Isso significa que as únicas mentiras proibidas são aquelas que prejudicam outra pessoa? Digamos, por exemplo, todas as outras pessoas de Jericó? (Leia Provérbios
12:22. As Escrituras condenam amplamente a mentira; prejudicar os outros é uma
preocupação central, mas a veracidade em si importa para Deus.)
I. Vamos voltar e ler Josué 2:11. Raabe está apenas com medo de que os hebreus derrotem os habitantes de Jericó, ou há uma convicção mais profunda? (Deus julga nossos corações. Raabe reconhece que Deus é o Deus verdadeiro e se entrega a Ele. A interpretação negativa que dei anteriormente aos seus motivos não é como Deus a via.)
1. Vamos revisitar nossa discussão de que o envio de espiões pode ter refletido falta de fé. Que informações valiosas são coletadas aqui? (Leia Josué 2:23-24. O que Josué aprendeu foi que seus oponentes estavam (com medo. Josué já havia vencido a guerra psicológica.)
III. Gibeonitas Mentirosos
A. Leia Josué 9:1-2. Pulamos os capítulos que registram que os israelitas derrotaram todos os cananeus que encontraram. Qual é a reação desse grupo de cananeus? (Eles formam uma coalizão para lutar contra Israel.)
B. Leia Josué 9:3-6. Como os gibeonitas reagem? (Eles recorrem ao engano.)
C. Leia Josué 9:12-14. Os gibeonitas fornecem evidências para apoiar a mentira de que são de um país distante. O que os israelitas fazem e o que deixam de fazer para determinar a verdade? (Eles examinam as evidências e decidem acreditar nos gibeonitas. O que deixam de fazer é consultar a Deus.)
D. Leia Josué 9:7-8. Josué suspeita dos gibeonitas? (Aparentemente.)
1. O que a Bíblia revela sobre os gibeonitas nesses versículos? (Eles eram Heveus.)
E. Leia Josué 9:15. A mentira funciona? (Sim. Israel faz uma aliança de paz.)
F. Leia Deuteronômio 7:1-5. O que Deus havia ordenado aos hebreus que fizessem com os heveus? (Não fazer aliança com eles. Destrui-los completamente.)
G. Leia Josué 9:16-19. Deus lhes ordenou que destruíssem essas cidades, e a promessa de segurança foi baseada em engano. A lei americana moderna diz que um contrato baseado em "fraude na persuasão" pode ser anulado. Você concorda com essa decisão impopular?
H. Leia 2 Samuel 21:1-2. Um problema com Josué foi que ele não consultou Deus sobre os gibeonitas. O que isso nos diz sobre a atitude de Deus em relação aos gibeonitas? (Saul fez o que Deus lhes ordenou que fizessem - destruir os gibeonitas. Eles evitaram a destruição imediata por meio de engano, então eu obedeceria a
Deus e não me sentiria preso a uma promessa induzida por fraude. Mas isso nos diz
(que Deus está muito descontente com a decisão de Saul.)
I. Vamos ver se conseguimos entender melhor isso. Leia Josué 9:19-20. Que questão de honestidade é levantada aqui? (Honestidade diante de Deus. Os líderes israelitas fizeram um juramento em nome de Deus aos gibeonitas. Os gibeonitas podem ser falsos, mas o grande Deus do céu não é.)
J. Você não precisa ler agora, mas em Josué 10:5-14, Israel resgata Gibeão dos amorreus, e Deus claramente age para proteger Gibeão. Que lição isso ensina? (Foi tolice e precipitado fazer um pacto em nome do SENHOR sem buscá-Lo. Mas, uma vez feito o juramento, tanto Israel quanto Deus honraram o juramento.)
K. Amigo, a melhor resposta para lidar com as áreas "cinzentas" é consultar primeiro a Palavra de Deus. Se a Palavra de Deus não resolver o problema, peça ao Espírito Santo para guiá-lo. Foi isso que Josué falhou em fazer com o Gibeonitas. E não ajam precipitadamente, outro problema ao lidar com os gibeonitas. Mas em todas as situações, coloquem a honra de Deus em primeiro lugar. Raabe colocou o povo de Deus em primeiro lugar, e Deus esperava que Seu povo honrasse a promessa feita aos enganadores gibeonitas.
IV. Próxima semana: Memoriais da Graça.
