Lição 3 Memoriais da Graça

(Josué 3 e 4)
Portuguese, Brazil
Year: 
2025
Quarter: 
4
Lesson Number: 
3

Lição 3 Memoriais da Graça

(Josué 3 e 4)

 

Copr. 2025, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (A Bíblia Sagrada, Versão Padrão Inglesa®), copyright © 2001 da Crossway, um ministério de publicações da Good News Publishers. Utilizado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parêntesis. Se normalmente recebe esta lição por e-mail, mas esta se perde uma semana, pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pela orientação do Espírito Santo enquanto estuda.

 

Introdução: Como aborda os problemas da sua vida? Já pensou em "consagrar-se" como solução para um problema? Acompanharemos os israelitas enquanto estão prestes a iniciar a conquista da terra que lhes é prometida. O primeiro obstáculo é atravessar um rio em fase de cheia. O segundo obstáculo é conquistar uma cidade amuralhada. O que faria para ultrapassar esses sérios obstáculos? Vamos mergulhar no nosso estudo sobre Josué para ver como se prepararam para ultrapassar estes problemas!

 

I. A Travessia do Jordão

 

A. Leia Josué 3:1 e Josué 3:15. Qual a dimensão do obstáculo do Rio Jordão? (Estava ao nível da cheia porque estava a transbordar.)

 

1.º Recorde-se que Josué enviou espiões para avaliar a conquista de Jericó. Como achas que o povo de Jericó se sentiu em relação à cheia do Jordão? (Acho que isso lhes deu a confiança de que estavam seguros por enquanto.)

 

2.º Os israelitas estiveram perto do Jordão durante três dias. Viram que estava no nível da cheia. Como acha que se sentiram em relação à travessia?

 

B. Leia Josué 3:2–5. Se estivesse a entrar em guerra, faria com que os membros do seu clero fossem os primeiros a entrar em território inimigo?

 

1.º O que acha que o povo sentiu em relação a este plano? O que sentiram em relação à arca ir à frente deles?

 

C. Observe novamente Josué 3:5. Alguma vez pensou que deveria consagrar-se (santificar-se) ao enfrentar esses obstáculos? Ou estaria a verificar as suas armas, a afiar o seu machado, a praticar tiro ao alvo com os seus arcos e a tornar os seus equipamentos impermeáveis?

 

1.º Pare um minuto e pense nesta situação. Porquê consagrar? Porquê liderar com o clero e o símbolo da presença de Deus? (Tudo isto faz sentido se esta for uma guerra espiritual!)

 

2.º Os problemas práticos na sua vida são, na realidade, uma guerra espiritual?

 

 

D. Ainda não terminámos Josué 3:5. Note-se que a consagração está ligada ao Senhor realizar "maravilhas entre vós". Se os seus problemas precisam de um milagre para serem resolvidos, isso convence-o de que o problema é espiritual?

 

E. Leia Josué 3:6-8. Foi preciso mais fé para atravessar o Jordão do que para atravessar o Mar Vermelho?

 

1.º Que diferenças observa entre os dois? (Afastando-se do inimigo em vez de ir em direção a ele.)

 

2.º O Senhor poderia ter começado mais cedo ou mais tarde para evitar o dilúvio. Por que razão não o fez? (Para demonstrar que esta era uma solução espiritual e não meramente prática.)

 

F. Observe novamente Josué 3:7. Deus diz que está a começar a "exaltar" Josué. Se o crédito é de Deus, porquê exaltar uma pessoa?

 

1.º Penso que isto é algo com que os líderes cristãos lutam o tempo todo.     Um líder deve desfrutar da exaltação que advém da promoção de Deus?                                   É aceitável promover Deus e a si mesmo ao mesmo tempo?

 

II. Prova de Conceito

 

A. Leia Josué 3:9-13. Deus está a enfatizar um ponto sobre o futuro deles quando atravessam o Jordão. Qual é? (O povo provavelmente olhou para as águas impetuosas do dilúvio e pensou: "Isso é impossível". Então Deus disse-lhes: "Eu resolverei este problema e os problemas que vocês enfrentarão ao derrotar todos os povos fortes que atualmente vivem na terra prometida a vocês.")

 

B. Leia Josué 3:14-17. Algo que li sugeria que, quando o povo de Deus atravessou o Mar Vermelho, houve um terramoto que fez com que a água corresse para uma fenda no solo. Isso, garantiram-me, foi um milagre. O que é que nesta história mostra que não foi um acontecimento natural? (O versículo 16 diz-nos que a água subiu num "montão" e o versículo 17 diz-nos que eles atravessaram em terra seca! Isto é espiritual!)

 

C. Vamos examinar mais de perto Josué 3:17. Onde estavam, exatamente, os sacerdotes? (Estavam no "meio" do leito seco do rio.)

 

1.º Onde, exatamente, estava o povo? (Eles andavam à volta dos sacerdotes para atravessar o rio.)

a. O que está a reter a água? (Como Josué disse em Josué 3:5, Deus está a fazer "maravilhas".)

 

III. Memorial de Pedra

 

A. Leia Josué 4:1-3. Que estranha tarefa está Josué a dar às doze tribos?

 

1.º Por que razão pede um homem de cada tribo? (Isto é simbólico. Isto dá responsabilidade e crédito a cada tribo.)

 

2.º Por que razão devem as pedras vir da zona onde os sacerdotes pararam com a arca no meio do leito do rio? (Isto também é simbólico. Deus reteve a água numa demonstração do Seu poder.)

 

B. Leia Josué 4:4-7. Qual é o objetivo destas pedras?

 

C. Leia Josué 4:8. Para onde vão as pedras? (Elas estão a ir para Gilgal, o lugar onde Israel acampou depois de atravessar o Jordão.)

 

D. Leia Josué 4:9-11. Espere! O que é? Estará Josué a erguer pedras sozinho num lugar diferente? (Isto revela que Josué também criou um memorial de pedra da travessia no meio do leito do rio, onde os sacerdotes e a arca esperaram enquanto os israelitas passavam.)

 

1.º Note-se que o versículo 9 diz que eles estão de pé "até hoje" no leito do rio. Será isto prova de que estas pedras estavam realmente no meio do rio Jordão? (Isto faria sentido se as empilhasse no meio de um rio caudaloso. Tenho a impressão de que Josué construiu este memorial para durar.)

 

E. Vamos saltar para Josué 4:19-21. Isto responde à pergunta que fiz anteriormente: "Qual é o propósito destas pedras?". A resposta é: "Para fazer com que os seus filhos façam perguntas". É essa a resposta completa? (Leia Josué 4:22-24. A resposta completa é que isto gera uma conversa sobre como Deus os conduziu através do Jordão até à terra prometida. Deus é Aquele a quem se deve temer. Deus é Aquele que traz a vitória.)

 

F. Leia Josué 5:1. Como é que este relato afetou a atitude e o espírito de luta do povo local? (Eles ficaram com medo e perderam o ânimo para lutar.)

 

G. Leia 1 Samuel 7:10-12. Como é que Samuel está a usar a pedra "Ebenézer"? (Da mesma forma que os memoriais de pedra no rio Jordão, como memorial da vitória de Deus sobre os filisteus.)

 

H. Vamos falar sobre isso com os seus filhos. O que pode fazer para aplicar esta lição das pedras à sua família?

 

1.º O que pode fazer para lhe aplicar esta lição? (Hoje, temos formas fáceis de registar o que Deus fez por nós. Pensem em formas que serão mais duradouras. A minha mulher e eu temos um livro da Pedra de Ebenézer que regista os momentos em que Deus claramente nos guiou, quando claramente interveio e quando claramente ajudou. Olhar para trás, para esse livro, dá-nos confiança para o futuro.)

 

2.º Sugeriria que os seus filhos criassem um livro da Pedra de Ebenézer quando ainda eram pequenos?

 

I. Amigo, se precisa de um milagre para resolver um problema, sabe que está envolvido numa guerra espiritual. Mas, mesmo nas questões mais simples, pedir a direção de Deus deve ser a sua primeira resposta. Deus fará maravilhas por si.                          E Ele quer que nos lembremos disso. Depositará a sua confiança em Deus?

 

IV. Próxima semana: O Conflito por Trás de Todos os Conflitos.