Lição 4: O Conflito por Trás de Todos os Conflitos

(Josué 5 e 6)
Portuguese, Brazil
Year: 
2025
Quarter: 
4
Lesson Number: 
4

Lição 4: O Conflito por Trás de Todos os Conflitos

(Josué 5 e 6)

 

Copr. 2025, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências bíblicas são da Nova Versão Internacional (NVI), copr. 1973, 1978, 1984, Sociedade Bíblica Internacional, salvo indicação em contrário. As citações da NVI são utilizadas com a autorização da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugeridas encontram-se entre parêntesis. Se normalmente recebe esta lição por e-mail, mas esta se perde uma semana, pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore para que o Espírito Santo guie a sua mente enquanto estuda.

 

Introdução: Gosta quando um plano de ação razoável e lógico resulta em sucesso? Eu gosto. No nosso estudo da Bíblia, temos vindo a examinar alguns planos de ação difíceis de compreender. Antes de atravessar o Jordão, Deus disse ao povo para se consagrar em vez de se preparar para a guerra. Atravessaram o Jordão quando estava a inundar, mesmo sem precisar de o atravessar imediatamente.                          A arca liderou a travessia, e não os soldados. Na sua próxima aventura de conquista, as direções tornam-se ainda mais bizarras. Vamos mergulhar no nosso estudo de Josué e encontrar lições para a nossa vida na forma como Deus conduz o Seu povo!

 

I. A Aliança Confirmada

 

A. Leia Josué 5:1-3. Considere esta questão prática. Se fosse circuncidar todos os homens, fá-lo-ia no lado de Jericó do Jordão ou fá-lo-ia antes de atravessar o Jordão? Talvez, quando todos estivessem curados, a inundação já tivesse abrandado. (Se tivesse tomado a decisão, tê-lo-ia feito na relativa segurança de ter um rio a transbordar entre o exército de Jericó e eu.)

 

1.º Lembra-te de algo que estudámos na semana passada? (Deus disse ao povo para se consagrar antes de atravessar o Jordão. Este é outro ato de consagração.)

 

B. Leia Josué 5:9. O relacionamento entre Deus e o Seu povo melhorou? (Leia Génesis 17:8-11. O cumprimento final da promessa de Deus a Abraão está a começar agora. Parte desse início é mostrar que estão numa relação de aliança com Deus.)

 

II. O Comandante

 

A. Leia Josué 5:13. A primeira coisa que aprendemos é que Josué está perto de Jericó. A segunda coisa que aprendemos é que ele está a olhar para baixo. Que tipo de coisas acha que se passavam na sua mente? (Aposto que estava preocupado. Provavelmente estava a pensar em como tomar a cidade. O que fazer para vencer e não matar muitos dos seus homens.)

 

Um homem armado com uma espada desembainhada aparece. O que nos diz sobre Josué o facto de ele caminhar diretamente em direção a este guerreiro?

 

 

(Deus disse a Josué em Josué 1:6 para ser "forte e corajoso" - e ele é!)

 

2.º Se fosse Josué e encontrasse um guerreiro com uma espada desembainhada, presumiria que era de Jericó? (Eu faria isso. Quem mais estaria entre Josué e Jericó com uma espada desembainhada?)

 

B. Leia Josué 5:14-15. Esta parece ser a resposta correta? Deus não está do lado de Josué e dos israelitas? (Isto remete-nos para o velho ditado: "A questão não é se Deus está do nosso lado, mas sim se estamos do lado d’Ele?")

 

1.º Quem é este poderoso guerreiro? O que quer ele dizer quando afirma ser "comandante do exército do Senhor"? Ele é um anjo? (Ele não é um anjo. Primeiro, usa a mesma frase: "Tira os sapatos, estás em terra santa", que Deus usou com Moisés em Êxodo 3:5-6. Segundo, de acordo com Apocalipse 19:9-10, um anjo não receberá adoração. Este é Jesus.)

 

a. Consegue conciliar a sua imagem de Jesus com a de um "poderoso guerreiro" com uma espada desembainhada?

 

III. O Comando

 

A. Leia Josué 6:1. O que é que isso lhe diz sobre a mentalidade dos que estão em Jericó? O que é que isto lhe diz sobre a extensão do problema enfrentado por Josué e pelos israelitas?

 

Leia Josué 6:2-5. Jesus apresenta o plano de batalha a Josué. Qual é?                                  

 (1. Durante seis dias, todos os homens armados marcharão à volta da cidade uma vez, e os sete sacerdotes com eles tocarão as suas trombetas.                                                      

2. No sétimo dia, marcharão sete vezes, e na última vez os sacerdotes tocarão as suas trombetas.                                                                                                                                    

3. Quando as trombetas derem um forte toque, gritem!                                                                    

4. Os muros ruirão e eles poderão tomar a cidade.)

 

C. Suponha que a sua congregação quer construir uma nova igreja. Digo que tenho uma mensagem de Deus. Os membros da sua igreja devem entrar nos seus carros e conduzir à volta do local da obra uma vez por dia, durante seis dias. No sétimo dia, devem conduzir sete vezes, buzinar, gritar e a estrutura da igreja levantar-se-á. Acreditaria em mim?

 

1.º Sentir-se-ia tolo dirigindo o seu carro buzinando?

 

2.º Será esta hipótese mais inacreditável do que o plano dado a Josué?

 

D. Coloque-se no lugar de um dos chefes militares de Josué e ouvirá: "Bem, pessoal, aqui está o plano". Que tipo de perguntas acha que fizeram?

 

1.º Enquanto caminhavam, estavam vulneráveis ​​aos soldados de Jericó que lhes atiravam flechas?

 

2.º Que tal abrir os portões e atacá-los?

 

E. Acha que os hebreus se sentiram tolos a marchar em redor? Imagine-se que, ao sexto dia, um cidadão de Jericó grita do alto dos muros da cidade: "Agora já sabemos porque é que estiveram 40 anos no deserto?".

 

F. Aprendemos pormenores adicionais nos versículos seguintes. Leia Josué 6:9-10. Foram apenas os sacerdotes e os homens armados que marcharam à volta de Jericó? (Isto revela que todo o povo fazia parte da marcha.)

 

1.º Conseguiam conversar entre si enquanto marchavam? (Não. Nenhuma palavra deveria sair das suas bocas.)

 

a. Qual pensa que é o impacto psicológico deste grupo silencioso que circula pela cidade? (O povo de Jericó já acreditava que os hebreus eram auxiliados por um poder sobrenatural. Estas ações estranhas e ameaçadoras aumentariam o seu medo.)

 

G. Poderia algum homem obter alguma glória por seguir este plano?

 

IV. O Resultado

 

A. Leia Josué 6:15-16 e Josué 6:20. A lição continua: esta é uma batalha espiritual. Porque é que Deus fez o povo marchar à volta da cidade?

 

1.º Por que razão não fez o povo simplesmente sentar-se debaixo das árvores e observar?

 

2.º Por que razão os muros caíram quando eles gritaram?

 

3.º Acha que os muros não teriam caído se não tivessem gritado?

 

4.º Os cristãos são fracos no seu trabalho porque confiam na sua própria sabedoria e não dão ao Senhor a oportunidade de revelar o Seu poder em seu favor?

 

5.º É seguro dizer que Deus pediu ajuda aos hebreus, mas não à parte pensante da ajuda?

 

B. Leia Zacarias 4:6. Será este relato da derrota de Jericó uma verdade cristã universal? (Se for, estou devastado e preciso de me arrepender porque sou um grande planeador. Vejam o versículo seis: "Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito". Quer isto dizer que Deus tem um problema com o planeamento? Não, Ele tem um problema com o facto de pensarmos que levamos o crédito. Nem a nossa força e poder fazem isso, mas o Espírito de Deus faz!)

 

V. A Conquista

A. Leia Josué 6:17–19. O versículo 17 diz que a cidade e todos os que nela estão são "consagrados" (ESV/NVI), "amaldiçoados" (KJV), "condenados" (NKJV).                            A palavra hebraica é herem, que significa "rede" ou algo "dedicado à destruição". Por que razão a cidade foi consagrada à destruição?

 

B. Leia Génesis 15:16. Isto sugere que era julgamento sobre o povo de Jericó. Eram tão perversos que Deus estava a executar o julgamento.)

 

C. Leia novamente Josué 6:19. Acha que o tratamento dado a Jericó teve algo a ver com o facto de ter sido a primeira cidade a ser conquistada? (Várias respostas parecem relevantes. Em primeiro lugar, esta é a vitória de Deus, logo Ele é o dono da conquista. Como Jericó foi a primeira, isto pode refletir o conceito de "primícias" da lei mosaica. A queda dos muros e a destruição total aterrorizariam os povos vizinhos. Josué 8:2 diz-nos que os hebreus conseguiram conquistar Aí,                      a próxima cidade conquistada.)

 

D. Amigo, a lição de Jericó é que devemos confiar totalmente em Deus, mesmo que não compreendamos a forma como Deus nos está a guiar. Devemos deixá-Lo guiar. Devemos confiar n’Ele e não tentar tomar a glória para nós mesmos. Comprometer-se-á a confiar totalmente em Deus?

 

VI. Próxima semana: Deus luta por si.