Lição 5: Deus Luta por Ti

(Génesis 15, Josué 8, Levítico 18, Deuteronómio 20)
Portuguese, Brazil
Year: 
2025
Quarter: 
4
Lesson Number: 
5

                                                                             

                                              Lição 5: Deus Luta por Ti

(Génesis 15, Josué 8, Levítico 18, Deuteronómio 20)

 

Copr. 2025, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (A Bíblia Sagrada, Versão Padrão Inglesa®), copyright © 2001 da Crossway, um ministério de publicações da Good News Publishers. Utilizado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parêntesis. Se normalmente recebe esta lição por e-mail, mas esta se perde uma semana, pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pela orientação do Espírito Santo enquanto estuda.

 

Introdução: Está surpreendido por uma das nossas lições sobre Josué quase não conter leituras de Josué? Esta é a nossa situação esta semana! Por quê? Quando a minha mulher e eu nos mudámos para a região de Virginia Beach, ela salientou que agora éramos um alvo principal numa guerra nuclear, porque a maior base naval do mundo, e sede da Frota do Atlântico dos EUA, fica aqui em Virginia Beach, Virgínia. Francamente, sentia-me mais seguro aqui do que quando vivíamos na região de Washington, D.C. Os terroristas atacavam uma área civil como Washington, D.C., e não uma área militar como a Frota do Atlântico. Os soldados profissionais lutam contra outros soldados, não atacam mulheres e crianças, certo? E é por isso que precisamos de contexto para explicar o que estamos a ler em Josué. Vamos mergulhar no nosso estudo da Bíblia!

 

I. Dedicados à Destruição

 

A. Leia Josué 8:24-26. A próxima cidade a cair depois de Jericó é Ai. Os hebreus estão a matar mulheres e crianças? (Sim. Estão a matar toda a gente em Ai.)

 

B. Leia Josué 8:28-29. Resta alguma coisa de Ai? (Não. O rei é enforcado e a cidade incendiada.)

 

1.º Considere a introdução deste estudo. É isso que fariam os soldados profissionais? É ético? Ou é isso que os terroristas fariam?

 

II. Julgamento ou Terrorismo?

 

A. Leia Génesis 15:13-16. Deus revela a Abrão o futuro dos seus descendentes. Qual é a boa e a má notícia? (A má notícia é que serão "afligidos" como "servos" de outra nação durante quatrocentos anos. A boa notícia é que se tornarão ricos e entrarão na terra que lhes foi prometida por Deus.)

 

B. Observe novamente Génesis 15:16. Que ponto sobre o tempo

 

Deus destaca para Abraão? (O atraso de quatrocentos anos está de alguma forma ligado à consumação da "iniquidade dos amorreus".)

 

1.º Por que razão alguém desejaria a iniquidade completa? (As nossas últimas lições exploram o lado espiritual dos problemas da vida. Uma referência à completa iniquidade é uma referência a uma questão espiritual.)

 

C. Leia Levítico 18:21-24. Estes versículos referem-se ao sacrifício de crianças, à homossexualidade masculina e à bestialidade. Qual é a ligação com as "nações que estou a expulsar de diante de vós?" (O povo que os israelitas estão a derrotar, como os que vivem em Jericó e Ai, são "impuros" por causa das suas ações "abomináveis".)

 

D. Leia Levítico 18:25-29. Quando Israel derrota estas cidades e nações, será meramente uma disputa militar? Uma luta pela propriedade? (Não. É castigo pela iniquidade. É julgamento. É a terra a "vomitar" o impuro.)

 

1. Qual é a punição para um hebreu que se envolva nestas ações? (Eles "serão eliminados" do povo.)

 

E. Leia Esdras 9:10-12. Que razão prática é aqui apresentada para matar todos aqueles que viviam nestas cidades pagãs? (A sua influência é má. Devem ser banidos.)

 

III. Autoridade para Julgar

 

A. Leia Romanos 6:23. Aceita que a pena de morte seja apropriada para o pecado?

 

1.º Aceita isso para si?

 

2.º Que saída para a pena de morte é aqui apresentada? (Aceitar o dom gratuito da vida eterna em Jesus.)

 

3.º Acha que Deus nos devia a morte sacrificial de Jesus em nosso favor? (Espero que tenha respondido que Deus não nos deve nada. O presente de Jesus é verdadeiramente um presente, não uma obrigação.)

 

4.Se concorda que a vinda de Jesus em nosso favor não é uma obrigação, também concordaria que o sacrifício de Jesus não tinha de ser oferecido às nações pagãs derrotadas por Israel?

 

I. Duas Trilhas

 

A. Leia Deuteronómio 20:10-11. O que ordena Deus ao Seu povo aqui? (Que devem oferecer a paz a uma cidade inimiga.)

 

B. Leia Deuteronómio 20:12-14. Se voltarmos à nossa introdução, parece que os soldados profissionais lutariam assim. Não matariam mulheres e crianças. Como pode Deus dar estas instruções? Não é isto inconsistente com o que Josué é instruído a fazer com as cidades de Canaã?

 

C. Leia Deuteronómio 20:15-16. Esta é a chave do plano de Deus para a conquista. Como o entende? (Se uma cidade está "muito distante", então tem a oportunidade de paz. Mas as cidades onde os hebreus deveriam viver devem ser completamente destruídas. Discutimos anteriormente o problema da influência e a necessidade de julgamento, mas este texto em Deuteronómio explica claramente o pensamento de Deus em Josué.)

 

D. Leia Jonas 3:1-4 e Jonas 3:10. O que revela isto sobre a atitude de Deus para com um povo tão perverso? (Ele permite que se arrependam.)

 

E. Leia Jonas 4:1-2 e Jonas 4:10-11. O que nos ensina a história de Jonas e Nínive sobre Deus, o nosso Juiz? (É um juiz compassivo e age com justiça.)

 

F. Leia Mateus 12:41. Neste versículo, Jesus está a falar a Israel mil anos depois da época de Josué. Jesus diz ao Seu povo que são piores do que os ninivitas porque estes se arrependeram. Como se aplicaria a nós hoje? (Seríamos mais culpados se rejeitássemos Jesus, porque temos gerações antes de nós que acreditavam que Jesus era Deus.)

 

II. Separação do Mal

 

A. Leia Êxodo 23:23-24 e Êxodo 23:28-29. Estes versículos contêm duas ideias. Primeiro, que Deus "apagará" os cananeus. Segundo, que Deus "expulsará" os cananeus enviando vespas. Estas duas ideias são consistentes?

 

1.º Enquadrar-se-iam na explicação das "Duas Trilhas" que se encontra em Deuteronómio 20?

 

B. Leia Deuteronómio 7:20. Isto combina a ideia de vespas expulsarem os cananeus e destruírem aqueles que não os abandonam. Sugere uma resposta à pergunta anterior? (Sim. O plano preferido de Deus era que os pagãos partissem para que os descendentes de Abraão pudessem ocupar a terra e não fossem corrompidos pelas suas abominações. No entanto, se não partissem, deveriam ser destruídos.)

 

1.º Esta resposta é consistente com os textos que estudámos, que nos informaram que a destruição dos cananeus foi um julgamento pelos seus pecados?

 

 

a. Fugir e esconder-se poderiam ter impedido os cananeus de serem julgados? (A verdadeira questão é o carácter de Deus. Deus deixá-los-ia evitar o julgamento imediato se se fossem embora. Mas se não se fossem embora, então a destruição total seria justificada, pois mereciam o julgamento.)

 

III. O Caminho para a Paz

 

A. Leia Isaías 9:6-7. Quem é esta Criança? (Jesus. Jesus traz a paz entre nós e Deus. Ele pagou a pena pelos nossos pecados para que pudéssemos viver para sempre com Ele.)

 

B. Leia Isaías 60:18-21. Onde está isso, que o sol e a lua não fornecem luz à Terra? (É onde Deus será a nossa luz. Esta profecia da Terra renovada reflete Apocalipse 21:23.)

 

C. Amigo, está envolvido com o mal? Está a alimentar o mal e a permitir que ele o transforme? Como estudamos nesta lição, este é um problema grave. Jesus mostra-nos o caminho para a vida eterna. Não se afaste d’Ele para seguir outros deuses. Comprometer-se-á a pedir ao Espírito Santo que o ajude a deixar o mal para trás? Por que não o fazer agora mesmo?

 

IV. Para a semana: O inimigo interior.