Lição 6: O Inimigo Interior
Lição 6: O Inimigo Interior
(Josué 7 e 8)
Copr. 2025, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (A Bíblia Sagrada, Versão Standard em Inglês®), copyright © 2001 by Crossway, um ministério editorial da Good News Publishers. Utilizado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parêntesis. Se normalmente recebe esta lição por e-mail, mas esta se perdeu numa semana, pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pedindo a orientação do Espírito Santo enquanto estuda.
Introdução: Em Josué, capítulo 6, Deus destruiu a cidade amuralhada de Jericó. O povo assistiu enquanto Deus derrubava os enormes muros. Foi uma vitória absolutamente gloriosa para os israelitas. Antes disso, atravessaram o Jordão inundado, quando Deus o transformou em terra seca. Agora, a próxima cidade alvo é Ai. Se fosse um dos israelitas, sentiria grande confiança por causa destes sucessos recentes? Eu faria. Mas algo muito negativo transforma o sucesso em derrota. Vamos estudar isso nesta lição e ver o que podemos aprender se quisermos viver uma vida de sucesso. Vamos mergulhar no nosso estudo da Bíblia!
I. A Campanha Contra Ai
A. Leia Josué 7:2-3. Qual foi o primeiro passo que Josué deu para conquistar Ai? (Ele enviou espiões. Recorde-se que discutimos se Josué deveria ter enviado espiões a Jericó.)
1.º Para além de salvar Raab e a sua família, consegue referir mais alguma contribuição dos espiões para a derrota de Jericó?
2.º Qual era o propósito de enviar espiões a Ai? (Avaliar a força do povo de Ai. Sabemos isto pela natureza do relatório que deram: havia poucos homens em Ai.)
3.º Enviar estes espiões foi um ato de fé de Josué?
B. Leia Josué 7:4-5. À luz do sucedido, o relatório dos espiões de que “eram poucos” foi útil?
1.º O número de homens em Ai importava para Deus? (Se está do lado de Deus, não importa quantos estão contra si, o que importa é se Deus está consigo.)
2.º Se Josué não tivesse baseado a sua decisão militar no relatório do espião e enviado todo o exército, teriam derrotado Ai?
3. Que lição encontramos nestes versículos quando enfrentamos problemas? (Josué estava a olhar para o sítio errado. Quando se depara com um problema, não se concentre na dimensão do problema, concentre-se na sua relação com Deus. Como veremos a seguir, Josué teria feito melhor se tivesse olhado mais atentamente para o que estava a acontecer em casa, em vez do que estava a acontecer em Ai.)
C. Observe novamente a última parte de Josué 7:5. Um “coração arrebatado” é uma resposta apropriada? Se Deus lhe deu sucesso no passado, permitiu que uma derrota recente criasse desconfiança em Deus?
II. Voltando-se para Deus
A. Leia Josué 7:6–9. O que pensa da reação de Josué a esta derrota?
1.ª Qual foi a primeira coisa que Josué fez ao saber da derrota? (Virou-se para Deus. Ótimo!)
2.º Qual foi a segunda coisa que ele fez? (Culpou a Deus.)
B. Leia Números 14:3. Foi o que disseram os hebreus quando se aproximaram pela primeira vez da terra prometida e ouviram o relatório desfavorável do espião. Como se compara com o que Josué disse em Josué 7:7? (Quarenta anos depois, Josué está a dizer essencialmente aquilo contra que lutou quando era “espião da minoria”.)
III. A Natureza do Pecado (Josué vs. Acã)
A. Volte atrás e leia Josué 7:1 e Josué 7:10–12. Leia também Josué 7:19-21. Deus diz que o povo violou a aliança de Deus roubando e mentindo. Qual o pecado que acha pior: roubar e mentir ou perder a fé e culpar Deus?
1.º Pensemos na base do pecado de Acã. Qual foi a causa raiz do pecado de Acã? (Cobiça.)
2.º Qual é a causa raiz da cobiça? (Não confiar que Deus cuidará de nós. Ou procurar mais do que recebemos de Deus.)
3.º Pense em Josué a enviar espiões e os espiões a dizer que apenas alguns homens estavam a defender Ai. Josué baseia-se então no seu julgamento das informações dos espiões para o plano de batalha contra Ai. Será isto semelhante ao pecado de Acã – uma falha de confiança?
B. Observe novamente Josué 7:5. No contexto da nossa discussão sobre se o pecado de Acã ou a atitude de Josué após a derrota é o pecado maior, também encontra pecado na decisão de Josué de enviar apenas alguns homens?
1.º Será justo dizer que a derrota foi causada por Acã e Josué?
2.º Quando se vê derrotado, a derrota é o resultado de mais do que um pecado? Incluindo o pecado de outra pessoa?
C. Vamos avançar e ler Josué 8:26-27. Acã está em apuros por ter tomado despojos de Jericó. Qual era a regra de Deus sobre tomar despojos de Ai? (Deus permitiu.)
D. Observe novamente Josué 7:21. Quais foram os três passos para o pecado que Acã descreve? (Ele viu. Ele cobiçou. Ele tomou.)
1.º Acã poderia ter tomado legalmente este tipo de coisas de Ai. O que nos diz isto sobre a insensatez do pecado? A insensatez da falta de confiança?
IV. Acã vs. Raabe
A. Leia Josué 6:17-18 e Josué 7:13. Que regra está Deus a impor? (Israel enfrentará problemas e destruição se tomar qualquer parte da riqueza de Jericó, que está destinada à destruição.)
B. Em Josué 7:13-18, vemos um estreitamento sistemático da tribo, do clã e da família até chegarmos a Acã e à sua família. Leia Josué 7:19. Qual é o tom de Josué em relação a Acã?
1.º Lembre-se que aprendemos em Josué 7:5 que 36 guerreiros hebreus foram mortos pelo povo de Ai. (Josué parece benevolente, e não irado.)
C. Leia Josué 7:24-26. Quais são todas as consequências do pecado de Acã? (Toda a sua família é morta. Trinta e seis homens morreram em batalha. Israel não poderá vencer no futuro até que este pecado seja punido.)
1.º Por quê? Não é o pecado de apenas uma pessoa?
D. Como devemos interpretar isto à luz de Raabe? Josué 6:25 diz-nos que Raabe e toda a sua família foram salvas. A salvação e o castigo são definidos por unidades familiares?
1.º Se Deus age em grupo, porque é que Raab não morreu em Jericó? (Não temos informações suficientes sobre Acã para examinar adequadamente o julgamento de Deus. Mas uma lição sabemos ser verdadeira: às vezes, somos feridos por causa dos pecados de outros.)
a. Vê isso hoje nas nossas famílias? Na nossa igreja? No nosso país?
E. Leia Deuteronómio 24:16. Consegue conciliar isso com o que aconteceu à família de Acã? (A conclusão deve ser que eles sabiam o que Acã tinha feito e apoiaram-no. Ele dificilmente poderia cavar um buraco na tenda deles e enterrar os bens sem que eles soubessem.)
V. O Segundo Ataque a Ai
A. Leia Josué 8:1 e Josué 8:3-7. Descreva este plano de batalha.
1.º Finalmente temos um plano que faz sentido do ponto de vista militar?
a. Se sim, porquê?
2.º Ter um bom plano de batalha foi falta de fé? Se não, porque não elaborar um plano para Jericó que fizesse sentido militarmente? (Se Deus nos dá um plano, é melhor segui-lo. Mas um bom planeamento não é contrário à vontade de Deus. Ele pode e vai abençoar bons planos.)
B. Leia Josué 8:13-16 e Josué 8:19-21. Quantos homens perdeu Israel? (Não há relatos.)
C. Amigo, a obediência a Deus faz toda a diferença! Confiar em Deus é essencial. A sua fé e obediência terão impacto na sua família e nas pessoas ao seu redor. Compromete-se hoje, pelo poder do Espírito Santo, a obedecer e a confiar em Deus?
VI. Na próxima semana: Lealdade Suprema: Adoração numa Zona de Guerra.
