Lição 7 Lealdade Suprema: Adoração em Zona de Guerra
Lição 7 Lealdade Suprema: Adoração em Zona de Guerra
(Mateus 6, Josué 5 e 8)
Copr. 2025, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (The Holy Bible, English Standard Version®), copyright © 2001 by Crossway, um ministério editorial da Good News Publishers. Utilizado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parêntesis. Se normalmente recebe esta lição por e-mail, mas esta se perdeu numa semana, pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pedindo a orientação do Espírito Santo enquanto estuda.
Introdução: As principais universidades americanas, como Harvard, Yale, Princeton, Columbia, Duke, Emory e William & Mary, começaram por ser instituições religiosas. Harvard e Yale tinham como objetivo formar membros do clero. Hoje, ninguém considera Harvard, Yale ou Princeton escolas religiosas. O que aconteceu? Perderam de vista os seus objetivos religiosos. Uma das coisas que adoro na Regent University é que, ano após ano, os nossos objetivos religiosos são constantemente reforçados. Isto é um problema para as famílias cristãs? Será que os pais muito religiosos percebem que a próxima geração perde o foco na religião? Como pode ser evitado? O nosso estudo desta semana dá-nos algumas pistas importantes. Vamos iniciar o nosso estudo da Bíblia!
I. Em Primeiro Lugar
A. Leia Mateus 6:25. Há estudos preocupantes que mostram que os jovens estão extremamente ansiosos. O que nos diz este texto sobre há quanto tempo a ansiedade é um problema para os seres humanos?
1.º Como responderia à questão sobre se a vida é mais do que comida? A alimentação não é essencial à vida?
B. Leia Mateus 6:26. Esta afirmação convencê-lo-ia? Diz aos seus filhos que não precisam de trabalhar ou planear o futuro porque os pássaros não precisam de trabalhar ou planear?
C. Leia Mateus 6:28-29. Se não fizesse nada, teria roupas gloriosas?
D. Leia Mateus 6:27 e Mateus 6:30. À primeira vista, o que Jesus disse anteriormente sobre os pássaros e os lírios parece muito questionável quando aplicado aos seres humanos. Como é que Jesus explica estas afirmações questionáveis nestes versículos? (Jesus não nos está a dizer para sermos preguiçosos. Ele está a dizer para não
nos preocuparmos com o futuro.
Deus preocupa-se com coisas pequenas, como pássaros e flores, por isso Ele preocupar-se-á com coisas importantes como você.)
E. Leia Mateus 6:32-33. Como nos devemos preparar para o futuro? (A questão de Jesus é que devemos primeiro procurar promover o Reino de Deus e a justiça de Deus, e Deus cuidará do resto. Isto não é uma instrução para a preguiça.)
1.º Vamos falar sobre o amanhã. Amanhã, o que fará para procurar “primeiro” o Reino de Deus e a justiça de Deus? (Coloco a “obra de Deus” em primeiro lugar. Por exemplo, o meu objetivo é começar o dia de trabalho escrevendo parte do estudo bíblico do GoBible. Quando era jovem, estudei Direito com a ideia de trabalhar para a Igreja. Quando pedi a minha mulher em casamento, prometi-lhe que seria um advogado “pobre” (ou seja, “não rico”), porque a Igreja não pagava muito bem. Estas coisas colocam Deus em primeiro lugar.)
II. O Reino em Primeiro Lugar em Ação
A. Leia Josué 5:2-3. Já abordámos esta acção bastante “estranha” de circuncidar os guerreiros depois de terem atravessado o Jordão, e não antes. O problema lógico era que estavam agora vulneráveis ao exército de Jericó. Qual é o argumento lógico positivo para o fazer? (Depende da sua prioridade. Se a sua prioridade for estar apto para lutar, não o faria. Mas se a sua prioridade for reconciliar-se com Deus, faria.)
B. Leia Josué 7:2-5. Isto é um mau planeamento militar? (Leia Josué 7:10-12. A falha não foi militar, mas espiritual. O povo desobedeceu a Deus.)
1.º O que nos diz isto sobre a instrução de Deus para circuncidar primeiro os guerreiros? (Deus compreendeu que a sua vulnerabilidade era espiritual.)
C. Leia Josué 5:10-11. O que está Josué a pedir ao povo para fazer agora? (Celebrar a Páscoa.)
D. Leia Josué 4:19 e observe novamente Josué 5:10. O que nos diz isto sobre o local e o momento da celebração da Páscoa? (Eles ainda estão onde acamparam pela primeira vez após atravessarem o Jordão. Isto ocorre quatro dias depois. E acontece após a circuncisão.)
1.º Leia Êxodo 12:26-28. O que celebra a Páscoa? (Celebra a última praga que levou o Faraó a libertar o povo de Deus da escravidão e a permitir que iniciassem a sua viagem para Canaã.)
2.º Que benefício vê na celebração da Páscoa em Guilgal? (Lembra-lhes que Deus é mais poderoso do que as nações que enfrentaram ou irão enfrentar.)
3.º Se a sua abordagem para buscar primeiro o Reino dos Céus todos os dias for como a minha, estudando a Bíblia, como é que isso impactará o resto do seu dia? (Suponha que está ansioso; as histórias que estamos a estudar dão-nos a confiança de que, se estivermos do lado de Deus, Ele lutará por nós.)
E. Leia Josué 5:11-12. Por que razão o maná deixou de ser fornecido? (Porque já não precisam dele. Estão a alimentar-se dos frutos da terra que lhes foi prometida.)
1. Que lição espiritual encontramos nisto? (Deus é a fonte de todas as nossas bênçãos, mas Ele encoraja mudanças que nos impõem mais responsabilidade.)
2.º Quando a minha mulher e eu nos casámos, éramos extremamente pobres. Quando o nosso único carro teve de ir à oficina para reparação, foi motivo de muita oração. Agora sei que tenho dinheiro suficiente guardado para qualquer reparação automóvel. Tenho pensado que agora estou a depender mais do dinheiro do que de Deus. O que sugere Josué 5:11-12 como conclusão correta? (Deus abençoou-me com o dinheiro para pagar. É uma forma diferente pela qual Deus me ajuda. O fundamental é focarmo-nos no facto de que a fonte de todas as bênçãos é Deus.)
III. Fé Geracional
A. Leia Josué 8:30-31. Estamos a alternar entre diferentes partes do livro de Josué. O que acabou de acontecer no capítulo 8, que estudámos na nossa mais recente lição? (Esta é a derrota inicial em Ai por causa do pecado, seguida de uma vitória completa em Ai. Porquê construir um altar depois da vitória e não antes?
B. Leia Josué 8:32 e Deuteronómio 27:1-4. Existem dois altares? Um para o sacrifício e outro para o memorial escrito? (Muitos comentadores acreditam que existem dois altares, e eu também. Ter fogo no topo é inconsistente com um altar de lados brancos com inscrições.)
1.º Observe novamente Deuteronómio 27:2. Quando Moisés disse para construírem estes altares “no dia em que atravessarem o Jordão”, será que quis dizer nesse mesmo dia? (Pelo termo hebraico subjacente, parece que um dia literal não era o que se pretendia. Mas pergunto-me se, no caso de terem revisto a lei antes do ataque a Ai, Acã não teria cedido à sua ganância.)
C. Leia Josué 8:32. Josué está a escrever os Dez Mandamentos neste memorial? (Leia Josué 8:35. Parece ser muito mais do que os Dez Mandamentos.)
1.º Será que as pessoas comuns seriam capazes de ler a lei de Deus hoje em dia? (Leia Deuteronómio 27:8. Este versículo instrui que as palavras devem ser escritas “claramente”. As pessoas precisam de ser capazes de ler as palavras.)
a. Isto aplica-se à leitura da sua Bíblia? (Se estiver a utilizar uma Bíblia que é difícil de compreender, precisa de substituí-la por uma que consiga compreender claramente.)
d. Leia Josué 8:33-34. Imagine a seguinte cena: a arca e os levitas estão no meio. Metade dos israelitas está do lado do Monte Gerizim e a outra metade do lado do Monte Ebal. O que estão a fazer? (Leia Deuteronómio 27:11-15. Os de um lado proferem bênçãos e os do outro lado, maldições.)
e. Vamos ler algumas das maldições declaradas pelos levitas. Leia Deuteronómio 27:15-19. São uma repetição dos Dez Mandamentos? (Não. Embora se possa argumentar que estão incluídas.) (Numa compreensão adequada dos Dez Mandamentos. Esta é uma das razões pelas quais acredito que o altar rebocado continha mais inscrições para além dos Dez Mandamentos.)
1.º Incomoda-te o facto de apenas as maldições serem mencionadas? (Duas coisas. Primeiro, se leres atentamente Deuteronómio 27:15-25, verás que têm em comum o facto de serem pecados cometidos em segredo. Acã cometeu o seu pecado em segredo. Os pecados secretos ainda são maus. Segundo, Deuteronómio 28 começa com uma lista de bênçãos.)
F. Amigo, o que aprendemos sobre a fidelidade geracional? Em primeiro lugar, precisamos de manter Deus em primeiro lugar e como figura central nas nossas vidas. Todos os desafios são espirituais. Nós e os nossos filhos precisamos de ser constantemente lembrados da vontade de Deus para nós. Em segundo lugar, precisamos de ter em mente o lado positivo da obediência e o lado negativo da desobediência até que estes princípios se enraízem nos nossos corações e mentes. Concordas com isto?
IV. Próxima semana: Gigantes da Fé: Josué e Caleb.
