Lição 9 Herdeiros das Promessas, Prisioneiros da Esperança

(Josué 13, Gênesis 15, Deuteronômio 30, Levítico 25)
Portuguese, Brazil
Year: 
2025
Quarter: 
4
Lesson Number: 
9

 

Lição 9 Herdeiros das Promessas, Prisioneiros da Esperança

(Josué 13, Gênesis 15, Deuteronômio 30, Levítico 25)

 

Copr. 2025, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (A Bíblia Sagrada, Versão Padrão em Inglês®), copyright © 2001 pela Crossway, um ministério editorial da Good News Publishers. Usado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. Se você normalmente recebe esta lição por e-mail, mas ela se perdeu em uma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pedindo a orientação do Espírito Santo enquanto estuda.

 

Introdução: Uma das questões políticas mais controversas da atualidade, e que existe há muito tempo, é a disputa territorial entre Israel e os palestinos. Os palestinos deveriam ter um Estado próprio ao lado de Israel ou perderam o direito de viver na região devido aos seus repetidos ataques contra civis judeus? Em vez de entrarmos nesse debate acalorado, vamos fazer o que eu sempre gosto de fazer e ver o que Deus disse sobre os judeus e a terra de Israel. Vamos mergulhar no nosso estudo bíblico!

 

I. A Promessa Cumprida?

 

A. Leia Josué 13:1-2 e Josué 13:7-8. Josué estava muito velho, e a tarefa de ocupar a terra prometida não estava completa. Vamos pular a leitura das atribuições específicas de terra que ainda faltavam. Deus cumpriu Sua promessa de dar a terra aos descendentes de Abrão?

 

1. O fato de Josué não ter completado a conquista durante sua vida representa uma falha de sua parte?

 

B. Leia Josué 13:6. Quem, segundo o versículo, completará a tarefa? (Deus diz que expulsará o restante dos pagãos. Deus não culpa Josué; Ele diz a Josué que sua tarefa restante é "distribuir" a terra restante entre as tribos.)

 

C. Leia Josué 11:15 e Josué 21:43-45. O que isso diz sobre o trabalho que Josué realizou liderando a conquista da terra prometida? (Elogia Josué por um ótimo trabalho e afirma que Deus cumpriu completamente Sua promessa.)

 

1. Já que isso é verdade, por que temos uma disputa por essa propriedade hoje? Como isso é possível?

 

2. A promessa de Deus da terra era condicional?

 

II. A Aliança Incondicional

 

A. Leia Gênesis 12:1-2 e Gênesis 13:14-17. Ao considerar essas promessas a Abrão, Deus diz que elas são condicionais?

 

B. No capítulo 15 de Gênesis, Deus repete Sua promessa a Abrão. Leia Gênesis 15:8. Que pergunta prática Abrão está fazendo a Deus?

 

C. Leia Gênesis 3:22-24. Será que Abrão estava pensando em como Deus expulsou Adão e Eva do Jardim do Éden e até colocou guardas armados para que não pudessem retornar? (Não há registro de uma promessa de terra a Adão e Eva. Gênesis 2:8 diz que Deus plantou o jardim e colocou os humanos nele. Abrão tinha uma promessa de Deus.)

 

D. Leia Gênesis 15:18-21. Esta é parte da resposta de Deus à pergunta de Abrão em Gênesis 15:8: “Como saberei que o Senhor pretende me dar a terra?” Você diria que a promessa de Deus é condicional?

 

E. Leia Gênesis 15:9-12 e Gênesis 15:17. Por que nos é mencionado o esquartejamento de animais e a passagem de uma tocha entre as partes dos animais enquanto Abrão dormia? (Passar a tocha entre as partes dos animais era um ato formal de firmar um contrato com outra pessoa.)

 

1. Você costuma dormir durante negociações de contratos? O que devemos concluir do fato de Deus, sozinho, passar por todas as partes enquanto Abrão dorme? (Abrão não está prometendo nada a Deus. Deus está se comprometendo unilateralmente.)

 

F. Leia Gênesis 17:7. O que Deus está prometendo e por quanto tempo? (Deus diz que será o Deus da descendência de Abrão para sempre. O acordo é “eterno”.)

 

G. Leia Gênesis 17:8. Por quanto tempo os descendentes de Abrão possuirão a terra prometida a eles? (Para sempre. A terra é “uma possessão perpétua”.)

 

III. A Aliança Condicional

 

  1.  

A. Leia Levítico 20:22. O que isso diz que pode acontecer com a descendência de Abrão? (Eles podem ser “expulsos” da terra, assim como os cananeus.)

 

B. Leia Deuteronômio 4:25-27. O que acontecerá ao povo de Deus se eles agirem “corruptamente”? (Eles perecerão da terra prometida a eles por meio de Abrão.)

 

 

C. Leia Deuteronômio 28:63-65. O que diz que será o “lugar de descanso” do povo de Deus se eles desobedecerem?

 

D. Leia Deuteronômio 30:15-18. Deus adverte que viver na terra prometida, ou mesmo viver, está condicionado à obediência a Deus?

 

1. Agora temos algo para contemplar. Se Deus unilateralmente firmou um contrato com Abrão que não exigia que Abrão obedecesse (já que Abrão estava dormindo), como explicamos essas advertências muito sérias de que os israelitas serão expulsos da terra se desobedecerem?

 

2. Podemos acusar Deus de quebrar Sua palavra? (Não. Deus claramente advertiu o povo sobre o que aconteceria se eles se afastassem Dele.)

 

3. Você consegue conciliar essas declarações aparentemente contraditórias de Deus?

 

4. Isso nos ensina algo sobre o atual conflito israelo-palestino?

 

IV. O Modelo do Jubileu

 

A. Leia Levítico 25:10, Levítico 25:13-15 e Levítico 25:23-24. O que isso diz sobre o que acontece com a terra durante a celebração do Jubileu de 50 anos? (A terra é devolvida, em circunstâncias justas, aos proprietários originais.)

 

1. O que isso nos ensina sobre a visão de Deus a respeito da propriedade da terra? (Que uma família tinha o direito de manter sua terra mesmo que, de alguma forma, perdesse o direito de morar nela por um período de tempo.)

 

2. Se você fosse um corretor ou comprador de terras naquela época, como isso afetaria seu trabalho? (Você saberia que a terra estava sendo vendida apenas por um período específico. Ela sempre retornaria à família do proprietário original.)

 

B. Leia Levítico 26:40-42 e Levítico 26:44-46. O capítulo anterior de Levítico descreve o padrão do Jubileu para a propriedade da terra. Essas declarações em Levítico 26 parecem refletir a mesma atitude — de que a terra nunca é alienada permanentemente?

 

1. Essa é uma promessa para os hebreus como um todo?

 

    1. Vamos pensar sobre o que estudamos até agora. O padrão do Jubileu para a propriedade da terra é a resposta definitiva para a questão de se a promessa de Deus a Abrão era

 

condicional? (Para mim, isso resolve o aparente conflito. Deus cumpriu Sua promessa. A terra permanece na posse do Seu povo. Mas viver na terra depende da obediência a Deus. Voltar-se para Deus restaura a terra ao Seu povo.)

 

V. O Futuro

 

A. Leia Romanos 11:25-29. O que isso nos diz sobre o futuro dos hebreus e as promessas de Deus para eles? (Isso afirma que os dons de Deus são “irrevogáveis”. Haverá um tempo em que o “endurecimento parcial” dos descendentes de Abrão não mais existirá, um tempo em que “os gentios” terão chegado à fé. Romanos diz: “todo o Israel será salvo”.)

 

B. Leia Lucas 21:24-27. Como Jesus conecta o “cumprimento dos tempos dos gentios” com a Sua Segunda Vinda? (Supondo que estejamos corretos ao afirmar que o padrão do Jubileu, com o retorno da terra, é o plano de Deus para Israel, então, pouco antes do retorno de Jesus, veremos os descendentes de Abrão retornarem à fé e à sua terra.)

 

C. Amigo, Deus é fiel! Você será fiel a Ele? As consequências da infidelidade são terríveis. Por que não decidir agora mesmo, pelo poder do Espírito Santo, que você será fiel?

 

VI. Semana que vem: O Verdadeiro Josué.