Lição 10 O Verdadeiro Josué
Lição 10 O Verdadeiro Josué
(Romanos 5, Hebreus 3-4, Josué 6)
Copr. 2025, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (A Bíblia Sagrada, Versão Padrão em Inglês®), copyright © 2001 pela Crossway, um ministério editorial da Good News Publishers. Usado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. Se você normalmente recebe esta lição por e-mail, mas ela se perdeu em alguma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pedindo a orientação do Espírito Santo enquanto estuda.
Introdução: Você sabia que jornais e revistas populares são escritos em um nível que pessoas com o ensino fundamental incompleto conseguem ler e entender? Por quê? A minha resposta é que se usam palavras simples o suficiente para que o leitor entenda. Não se deve dificultar a compreensão. Quando escrevo peças jurídicas, geralmente escrevo em um nível "baixo". Não porque os juízes sejam desinformados, mas sim porque, se eu quiser vencer, quero que os juízes sejam capazes de entender facilmente. Adoto essa mesma abordagem ao escrever estes esboços de estudo bíblico. Esta semana, nosso tema pode ser descrito em termos teológicos como “tipo” e “antítipo”. Essas são palavras incomuns. Prefiro usar os termos mais comuns “ilustração”, “símbolo” ou a expressão “profecia cumprida”. Simplificando, Josué é um símbolo ou ilustração da vinda de Jesus. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia para aprender mais sobre símbolos e ilustrações e por que eles têm valor prático!
I. Símbolos e Tipos
A. Leia Romanos 5:12. Quem é o “único homem” que causou a morte a todos os homens? (Adão.)
B. Leia Romanos 5:14-16. Lemos que Adão era um “tipo” Daquele que havia de vir. Quem o versículo 15 nos diz ser aquele que Adão tipificou, simbolizou ou ilustrou? (Jesus.)
1. Dizer que Adão nos ensina algo sobre Jesus é uma espécie de enigma desnecessário? Ou isso facilita a compreensão da obra de Jesus? (O argumento de Paulo em Romanos é que Adão nos tornou pecadores, mesmo que não tenhamos cometido o mesmo pecado que ele. Assim como Adão nos tornou pecadores automaticamente, Jesus nos deu automaticamente o dom da graça de Deus, para que não precisemos morrer eternamente por causa dos nossos pecados.)
a. Essa comparação ajuda você a entender o que Jesus fez por você e por mim?
c. Leia Hebreus 4:14-16. Esses versículos se referem a Jesus como “um grande sumo sacerdote”. O que o povo da época de Josué entendia sobre a obra do Sumo Sacerdote? (O culto no santuário, com seus sacrifícios, e o Dia da Expiação eram a maneira pela qual o povo lidava com seus pecados.)
d. Leia Hebreus 9:11-14. O que o simbolismo do culto no santuário na Terra nos ensina sobre a futura obra de Jesus? 1. Como o Sumo Sacerdote terreno se compara a Jesus, nosso Sumo Sacerdote no céu?
a. O culto no santuário, no Antigo Testamento, nos ajuda a compreender a obra atual de Jesus no céu?
2. Na Bíblia, existem vários símbolos de Jesus. Quais são alguns que você consegue pensar? (Cordeiro. Verbo. Rei.)
E. Você consegue pensar em outros símbolos de Jesus representados no Antigo Testamento?
1. Leia Gênesis 22:1-2. O fato de Abraão ter sido instruído a sacrificar Isaque é um símbolo do que Jesus fará no futuro?
2. Não vamos ler aqui, mas Gênesis 37-50 são os capítulos da Bíblia que descrevem José sendo enviado como escravo, descendo às profundezas da prisão, ascendendo ao cargo de primeiro-ministro e, como resultado, salvando sua família. Isso é uma ilustração da vinda de Jesus?
II. Josué: um tipo ou símbolo de Jesus
A. Leia Números 13:16. Você percebe que Josué tem dois nomes? 1. Por quê? (Descobrimos que Moisés mudou seu nome de Oséias para Josué.)
B. “Oséias” significa salvação ou “o salvo”, e “Josué” significa o Senhor é salvação ou “Javé salva”. Considerando o significado dessas duas palavras, por que você acha que Moisés mudou de nome?
1. Se eu dissesse que você precisa de salvação, o que isso diria sobre você? Algo de bom? (Significaria que você está perdido e não tem poder para mudar isso.)
2. E se eu dissesse que você precisa de salvação e que o Senhor é a sua salvação? Isso mudaria a perspectiva sobre o problema? (Significa que você tem o poder do Senhor para sair dessa situação terrível.)
C. Leia Josué 6:1-2 e Josué 6:20. À luz da derrota de
Jericó, essa mudança de nome faz sentido? (O importante é que o Senhor salva!)
D. Leia Deuteronômio 18:15. Quem está falando aqui? (Moisés está falando aos hebreus no deserto.)
1. O que Moisés está dizendo sobre o futuro? (Que Deus levantará um profeta como Moisés.)
E. Leia Deuteronômio 18:16. Por que os hebreus precisam de um profeta? (Eles pediram apenas um. Não queriam ter comunicação direta com Deus. Queriam que Moisés lhes contasse o que Deus havia dito.)
F. Leia Deuteronômio 18:17-18. Quem é esse “Moisés” prometido que falará por Deus? (Josué!)
1. Vamos explorar isso. Você acha que Josué simboliza Jesus? Ele ilustra de alguma forma a obra de Jesus?
G. Leia João 1:14 e João 1:17-18. O que isso nos diz sobre a obra de Jesus? (Tornar Deus conhecido aos humanos. Essa é a mesma obra de Moisés e Josué quando contaram ao povo o que Deus tinha em mente para o Seu povo.)
1. Como Jesus complementa a obra de Moisés e Josué? (Ele traz a graça e a verdade que são tão importantes para a compreensão da lei.)
III. Josué e o Descanso
A. Leia Hebreus 3:5-6. Somos como os hebreus no deserto? Aqueles que repetidamente desobedeceram a Moisés?
1. O versículo 6 diz que “somos a sua casa, se de fato conservarmos firme a nossa confiança”. Será que o simples fato de vivermos
a. neste mundo nos torna parte da casa de Deus? (Não. Parece que não somos automaticamente a casa de Deus. Precisamos ter confiança em Jesus.)
2. Como Josué, que sucedeu Moisés, foi digno de ser da casa de Deus? (Ele teve a coragem de entrar e tomar posse da terra que Deus havia prometido. Ele tinha confiança em Deus.)
a. Como isso é um símbolo para nós hoje? (Quando ouvimos a voz de Deus, devemos obedecer com confiança e não nos rebelar.)
B. Leia Hebreus 3:7-11. Que “descanso” aqueles que
estiveram no deserto por 40 anos não encontraram? (Eles morreram no deserto; não entraram no descanso da terra prometida.)
C. Leia Hebreus 4:6-11. Ao final dos 40 anos, os hebreus sob a liderança de Josué entraram no descanso de Deus na terra prometida a Abraão. O que é esse descanso de “outro dia” mencionado aqui? É o sábado? (O descanso final de Deus para nós é o céu. Mas o descanso na salvação providenciada por Jesus é a chave para o descanso final no céu.)
1. Quando os hebreus entraram em Canaã, começaram várias batalhas. Como isso pode ser considerado um descanso, ou semelhante ao céu? (Não precisamos esperar pelo céu para entrar no descanso de Deus. Deus nos dará o Seu descanso agora mesmo, em meio às batalhas.)
D. Observe novamente Hebreus 4:4 e Hebreus 4:7-10. Quantos descansos simbólicos você vê? (Creio que temos três “descansos” que são simbólicos: O primeiro descanso é depois que Jesus criou o mundo. O segundo descanso é quando o povo de Deus entrou na terra prometida com Josué à frente. O terceiro descanso (versículo 7) é quando ouvimos a voz de Deus e a deixamos entrar em nossos corações, em vez de endurecê-los.)
E. Amigo, você percebe como Josué e Moisés simbolizaram o que Jesus fez mais tarde? Eles não apenas compartilharam a palavra de Deus com o povo, mas também lideraram o caminho para a terra prometida a Abraão. Jesus nos oferece um caminho para o céu. A oferta de Deus é nos dar descanso se crermos. Ele oferece não apenas descanso dos problemas atuais, mas Ele mesmo é o caminho para o descanso eterno na alegria do céu. Você entrará nesse descanso hoje?
IV. Próxima Semana: Vivendo na Terra Prometida.
