Lição 12: Deus é Fiel!
Lição 12: Deus é Fiel!
(Josué 23)
Copr. 2025, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (The Holy Bible, English Standard Version®), copyright © 2001 pela Crossway, um ministério editorial da Good News Publishers. Usado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. Se você normalmente recebe esta lição por e-mail, mas ela se perdeu em alguma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pedindo a orientação do Espírito Santo enquanto estuda.
Introdução: Você já começou um novo projeto e ficou incerto sobre como ele terminaria? Os novos alunos de Direito da Faculdade de Direito da Universidade Regent, onde leciono, são assim. Sem dúvida, isso se aplica a todos os novos alunos de Direito. Eles conseguirão se tornar advogados? Que tipo de Direito eles praticarão? Eles terão sucesso? Esta semana, nosso estudo é sobre um dos discursos finais de Josué. Ele já está idoso. Assim como os estudantes de direito do primeiro ano, ele também teve um novo projeto: conquistar a terra prometida por Deus. Foi um sucesso, e agora Josué tem conselhos importantes sobre o que aprendeu para que os hebreus continuem a ter vidas prósperas. Vamos ouvir e aprender como ter sucesso!
I. Conselhos dos Anciãos
A. Leia Josué 23:1. O que nos indica que Josué foi um homem bem-sucedido? (Israel tinha “descanso” de todos os seus inimigos ao redor. Essa era a missão de Josué quando jovem.)
1. O que nos mostra que Josué tinha a atitude correta em relação ao seu sucesso? (O sucesso é atribuído ao Senhor.)
2. É dito que Josué era “idoso” e “de idade avançada”. Quantos anos você acha que ele tinha? (Leia Josué 24:29. Ele tinha 110 anos quando morreu. Não sabemos sua idade exata quando deu o conselho contido em Josué 23, mas Josué 24:29 diz “depois destas coisas”, o que implica que o conselho foi dado no final de sua vida.)
B. Leia Josué 23:2-3. Além de ser idoso, o que dá a Josué legitimidade para dar conselhos? (Ele tinha uma parceria com Deus que trouxe sucesso a Israel.)
-
-
-
Devemos ouvir os conselhos de todos os idosos? (Não. Só porque as pessoas são idosas não significa que elas tenham conselhos valiosos. Uma pessoa sem sucesso pode lhe dizer o que não fazer, mas o melhor conselho vem de uma pessoa bem-
-
-
sucedida que lhe diz o que você deve fazer.)
C. Leia Josué 23:4-5. Uma pergunta importante quando você busca conselhos de pessoas idosas é: “O que constitui sucesso?” O que você acha que constitui sucesso? Uma carreira brilhante? Riqueza? Um casamento longo e feliz? A capacidade de se dar bem com os outros? Ser feliz? Estar contente?
1. Como Josué 23:4-5 responde à pergunta sobre o que é sucesso? (As promessas de Deus a eles foram cumpridas. A parceria com Deus funcionou.)
2. Vamos analisar a situação com realismo. Os hebreus não conquistaram toda a terra. Como podemos chamar isso de sucesso se a obra ainda não está concluída? (O sucesso não depende apenas de uma parceria com Deus, mas também do Seu tempo. O versículo 4 nos diz que o futuro já foi planejado (a herança “atribuída”) e Deus garantirá que a obra seja concluída.)
a. Isso se aplica à sua vida? Se a sua obra ainda não foi concluída, podemos considerá-lo um sucesso? (Sim, se a decisão estiver nas mãos de Deus.)
d. Leia Êxodo 23:28-30. Qual é a razão para o sucesso não ter vindo em um ano? (Seria menos abençoado mudar-se para uma terra desolada e infestada de animais selvagens.)
1. Que lição aprendemos se achamos que nosso sucesso na vida não está chegando tão rápido quanto esperamos que Deus o traga? (Confie em Deus quanto à tarefa e ao tempo.)
II. Limites
A. Leia Josué 23:6. O que é essencial para o sucesso? (Obediência a Deus.)
1. O que você acha que significa não se desviar nem para a “direita nem para a esquerda”? (A analogia óbvia é seguir por uma estrada. Pegue o caminho certo e não se desvie.)
a. Creio que muitos cristãos negligenciam a aplicação prática disso. Muitos acreditam que a obediência estrita a Deus é a chave para a salvação. Não admitem que suas obras os salvam, mas essa é a conclusão lógica do ponto de vista deles. Muitos (provavelmente a maioria) cristãos pensam que suas ações não importam porque são salvos pela graça. Somos salvos pela graça, mas o que temos estudado em Josué demonstra a extrema importância da obediência para uma vida bem-sucedida na Terra.
B. Leia Josué 23:7-8. O que você acha que significa “misturar-se” com as nações? Sair da estrada significa misturar-se, então o que isso significa na prática? (Quando eu era criança, entendia que isso significava que nos pareceríamos com os pagãos em nossos “adornos” e roupas. Na minha idade avançada, essa não é mais a minha opinião. A verdadeira conversão a outros deuses é abandonar o que a Bíblia diz por causa do que o mundo diz. Um exemplo extremo disso é o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A Bíblia é explícita ao afirmar que isso é pecado. Qualquer cristão que promova o casamento entre pessoas do mesmo sexo decidiu seguir o mundo e não a Bíblia.)
1. Quando o versículo 7 nos diz para não nos “curvarmos” aos falsos deuses, o que isso significa em relação aos conceitos pagãos que invadem a igreja? (Não podemos reconhecer que os conceitos pagãos estão certos. Espera-se que os pagãos ajam como pagãos. Simplesmente não podemos nos curvar aos seus pontos de vista.)
II. Agindo com Poder
A. Leia Josué 23:9-10. Quão poderoso você é na luta pelo Reino de Deus? (Um cristão pode derrotar mil pagãos porque “o Senhor, o seu Deus, luta por vocês”. Lembre-se disso quando pensar que está prestes a ser derrotado.)
B. Leia Josué 23:11. Somos instruídos a “amar” a Deus. É possível tomar uma decisão e descobrir que, de repente, o amamos? (Eu acho que não. Em vez disso, o que acontece é que tomamos a decisão de seguir a Deus. Essa decisão resulta em um conhecimento maior dEle e em experimentarmos o Seu amor por nós. Isso cria amor por Deus.)
C. Leia Josué 23:12-13. Além de Deus não mais te ajudar se você se afastar dEle, o que mais acontecerá com você? (A vida se torna dolorosa. Você se sente como se tivesse sido açoitado nas laterais e tivesse espinhos nos olhos.)
1. O que você acha que significa ter “espinhos nos olhos”? (Ter qualquer objeto estranho no olho é desconfortável e causa distração. Acho que isso significa que os problemas da vida te impedem de aproveitá-la.)
III. Conclusão
A. Leia Josué 23:14. Ao dizer ao povo que está prestes a morrer, Josué pede que confirmem, em seu entendimento mais profundo, que Deus tem sido fiel. Podemos ter confiança no que Josué escreveu? (Sim. Pense nisso. Ele pede às pessoas que conviveram com ele que confirmem a veracidade de sua declaração. Ele não escreveria isso se o povo estivesse
murmurando sobre a veracidade de uma de suas últimas declarações.)
B. Leia Josué 23:15-16. Repetimos algo se o consideramos importante. Esta é uma repetição do que Josué disse anteriormente. Se você fizesse parte do público de Josué, a que conclusão chegaria? (Temos uma escolha. Assim como Deus é constante em nos abençoar quando o servimos, podemos ter certeza de que, se "servirmos a outros deuses", coisas ruins acontecerão.)
C. Amigo, o conselho do ancião Josué é inestimável. Sua vida e o livro de Josué mostram que seu conselho final é sólido. Se obedecermos a Deus, prosperaremos. Se desobedecermos a Deus, sofreremos. Você fará, agora mesmo, a escolha de seguir a Deus? Se fizer isso, as bênçãos virão.
IV. Próxima Semana: Escolha hoje!
