Lição 2: Razões para Ação de Graças e Oração
Lição 2: Razões para Ação de Graças e Oração
(Filipenses 1, Colossenses 1)
Copr. 2025, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (The Holy Bible, English Standard Version®), copyright © 2001 pela Crossway, um ministério editorial da Good News Publishers. Usado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. Se você normalmente recebe esta lição por e-mail, mas ela se perdeu em alguma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pedindo a orientação do Espírito Santo enquanto estuda.
Introdução: Como está sua vida de oração? Você está satisfeito com ela ou acha que poderia ser melhorada? Um dos meus colegas de trabalho é um defensor da “oração contemplativa”. Ele coloca uma placa na porta do seu escritório dizendo que não deve ser incomodado porque está orando. Ficar sentado em silêncio é muito difícil para mim, e ficar sentado em silêncio para orar não é mais fácil. Parece que me conecto melhor com Deus quando estudo a Bíblia enquanto escrevo estas lições ou ouço um sermão. Nosso estudo desta semana se concentra principalmente nas orações de Paulo pelos Filipenses e Colossenses. Vamos mergulhar no estudo dessas orações para ver o que podemos aprender para aprimorar nossa vida de oração pessoal!
I. Oração pelos Filipenses
A. Leia Filipenses 1:3. Na lição da semana passada, o que aprendemos sobre a diferença entre a igreja em Filipos e a igreja em Colossos? (Paulo fundou a igreja em Filipos e conhecia os membros. É por isso que sua oração começa com gratidão pelas lembranças que tem desses membros.)
B. Leia Filipenses 1:4-5. O que na oração de Paulo lhe traz alegria? (Paulo encontra alegria ao pensar no que os membros em Filipos estão fazendo para promover o evangelho.)
1. Quando você ora, você ora apenas por problemas? Você já orou com alegria pelas coisas boas que os outros estão fazendo?
C. Leia Filipenses 1:6. A “boa obra” na vida dos filipenses está concluída? (Não. Ela precisa ser concluída.)
1. Quem completará essa boa obra na vida dos membros da igreja? (É o mesmo que “começou” a boa obra. Isso deve se referir ao Espírito Santo.)
2. Quando essa obra será concluída? (“No dia de Jesus
Cristo.” Isso significa a Segunda Vinda de Jesus.)
3. Considere as implicações disso. Somente pessoas perfeitas e completas são escolhidas para o céu? (Não. A obra é concluída quando Jesus voltar. Aqueles que argumentam que precisamos progredir para alcançar a perfeição nesta vida precisam lidar com este texto.)
D. Leia Filipenses 1:7-8. Paulo escreve que é “certo” para ele ter esses sentimentos em relação aos filipenses porque eles compartilham com ele da graça de Deus. Você sente uma conexão com outros cristãos que vivem desafios pela graça de Deus?
1. Ou será que os desafios que enfrentam comprovam que não estão caminhando com Deus? (Uma pessoa provavelmente enfrenta desafios se não estiver caminhando com Deus, mas o mesmo acontece com aqueles que caminham. Paulo é um exemplo de santo que enfrentou desafios.)
E. Leia Filipenses 1:9-11. Lembre-se de que acabei de sugerir que aqueles que argumentam que devemos nos tornar cristãos perfeitos e completos nesta vida têm algumas explicações a dar em relação ao versículo 6. Paulo escreve que os filipenses devem ser “puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo”. Será que agora eu também tenho algumas explicações a dar?
1. Gostaria de tentar conciliar o versículo 6 com o versículo 10? (Se você analisar os versículos 9-11 como um todo, eles revelam que o cristão, em geral, deve estar progredindo em amor, conhecimento e discernimento. Isso deve resultar em uma vida justa que traga glória e louvor a Deus.)
2. Você ora para que outros melhorem em sua caminhada com Deus?
3. Quando penso em oração contemplativa, imagino-me sentado em silêncio para que os pensamentos certos me venham à mente. Ao refletir sobre a descrição que Paulo faz de sua oração pelos filipenses, ela se encaixa na minha compreensão de oração contemplativa? (Não. Paulo está focado em questões específicas relacionadas aos membros da igreja em Filipos.)
II. Oração pelos Colossenses
A. Leia Colossenses 1:3-5. Se você estivesse lendo esta carta de Paulo, como se sentiria? (Acho que as pessoas gostam que outros orem por elas. Mas Paulo está dizendo ainda mais: ele escreve que agradece a Deus por eles.)
1. Tenho certeza de que muitas pessoas já ouviram alguém dizer: “Graças a Deus por você”. Mas você já ouviu alguém dizer que, em suas orações, agradece a Deus por você?
B. Leia Colossenses 1:6-8. Discutimos na semana passada que Paulo não conhecia os membros da igreja de Colossos. Com base em quê Paulo fala bem deles? (A figura principal é Epafras. Ele levou o evangelho aos Colossenses e depois relatou a Paulo sobre a fé e o amor deles.)
1. Como Paulo conhecia Epafras? (Leia sobre o relacionamento deles em Filemom 1:23. Eles estiveram presos juntos.)
C. Leia Colossenses 1:9-10. Isso parece um elogio aos Colossenses? (Parece mais uma instrução. Minha esposa conta uma história sobre duas meninas da sua classe que estavam orando. A primeira orou para que a segunda tivesse um carácter melhor, e a segunda então orou para que a primeira cuidasse da própria vida.)
1. Você já ouviu uma oração “instrucional”? Você acha que é isso que Paulo está fazendo?
D. Leia Colossenses 1:11. Quando penso em “perseverança e paciência”, a ideia de “alegria” não me vem à mente. O que Paulo está pedindo nesta oração? (É preciso o poder de Deus para experimentar alegria mesmo quando a paciência é testada.)
1. Um motorhome rebocando um carro estava parado em uma bomba de gasolina, esperando para avançar e abastecer. Um carro entrou na frente dele e depois deu ré, impedindo o motorhome de chegar à bomba. O motorhome não conseguia dar ré por causa do carro rebocador. Em vez de se mover, o motorista entrou no posto para comprar algo. Quando ele voltou, abasteceu — e então ficou sentado por mais um tempo, ainda bloqueando a passagem do motorhome. Se você estivesse dirigindo o motorhome, se sentiria feliz?
E. Vamos voltar a Filipenses para explorar mais a fundo a ideia de paciência e alegria. Em Filipenses 1, Paulo escreve sobre o que está acontecendo no ministério durante sua ausência. Leia Filipenses 1:14-17. Enquanto Paulo está preso, outros pregadores cristãos estão tentando “afligi-lo” em seu encarceramento. Isso seria frustrante para você?
1. Você se sentiria como o motorista do motorhome que não conseguia dar ré e estava simplesmente preso esperando o motorista inconveniente do carro?
2. Paulo parece estar sentindo alegria quando chama outros
pregadores de egoístas, insinceros e mesquinhos?
F. Leia Filipenses 1:18. Paulo nos diz que está se alegrando com isso! Ele está feliz. Como Paulo explica sua alegria? (Ele vê o lado positivo das coisas. Até mesmo os pregadores egoístas, insinceros e maldosos estão compartilhando o evangelho.)
1. Qual é a lição para nós que nos permite manter nossa alegria?
2. Se você, como eu, está compartilhando o evangelho, já se perguntou o que o motiva?
G. Voltando a Colossenses. Leia Colossenses 1:12-14. O que nosso Pai Celestial faz por nós? (Ele nos transfere “para o reino do seu Filho amado”.)
1. O que você acha que significa ser transferido para o reino de Jesus? (Significa que somos redimidos e perdoados dos nossos pecados.)
2. Ao pensar no motorista do motorhome e no que eu teria feito se estivesse em seu lugar, percebi que, ao ser paciente, ele sentiu muito mais alegria do que se tivesse confrontado o motorista do carro. Este é um exemplo do que você acha que Paulo quer dizer quando se refere à alegria em conexão com a paciência e a perseverança?
3. Dick Van Dyke, um artista popular nos Estados Unidos, acaba de comemorar seu centésimo aniversário. Ele ainda está ativo e aparentemente saudável. Ele relatou que um dos segredos de sua longevidade é evitar a raiva. Seria esse um atalho para a alegria?
H. Amigo, essas orações de Paulo te ajudam em sua vida de oração? Você se esforçará mais para orar pelo bem-estar espiritual dos outros?
III. Semana que vem: Vida e Morte.
