Lição 3: Vida e Morte
Lição 3: Vida e Morte
(Filipenses 1:19-30)
Copr. 2026, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (The Holy Bible, English Standard Version®), copyright © 2001 pela Crossway, um ministério editorial da Good News Publishers. Usado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. Se você normalmente recebe esta lição por e-mail, mas ela se perdeu em alguma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pedindo a orientação do Espírito Santo enquanto estuda.
Introdução: Você já se perguntou por que alguns cristãos lutam contra a morte quando a vida se torna dolorosa devido a doenças? Por que não acolher a morte e o céu? Você pensa na sua própria morte? Este é o início de um novo ano e a maioria das pessoas pensa em como pode melhorar sua saúde e vida neste novo ano. Isso parece muito diferente de contemplar a morte. No entanto, em nosso estudo desta semana, Paulo escreve sobre a morte. Ele sabia que poderia ser executado pelo governo romano a qualquer momento. Cristãos que vivem em países que oferecem liberdade religiosa não compreendem realmente esses pensamentos sobre a morte iminente nas mãos do governo. Vamos estudar a Bíblia e ver o que podemos aprender com os pensamentos de Paulo sobre a morte e a vida!
I. Vida ou Morte
A. Leia Filipenses 1:19-20. Quando estudamos o que Paulo escreveu antes disso, ficamos maravilhados com seu pensamento. Mesmo preso, ele se alegrou ao ver seus rivais pregando, embora motivados por ambição egoísta. Por que Paulo se alegrou? Porque, mesmo assim, eles estavam pregando o evangelho. Paulo escreve nesses versículos que espera libertação. Em que ele baseia essa esperança? (Nas orações dos filipenses e no “Espírito de Jesus”.)
1. O que você acha que é o “Espírito de Jesus Cristo”? (Leia Romanos 8:9. Paulo chama o “Espírito de Deus” de “Espírito de Cristo”. É o que chamamos de “Espírito Santo”.)
B. Em Filipenses 1:20, Paulo expressa a esperança de não ser envergonhado. O que você acha que ele quer dizer? Ele espera e deseja não enfrentar uma morte humilhante?
1. Ele está preocupado em ser pessoalmente envergonhado? (Não. Paulo se refere a Jesus sendo “honrado no meu corpo”. Creio que ele quer evitar envergonhar Jesus.)
2. Você acha que Paulo se importa se vive ou morre? (Ele
está disposto a aceitar qualquer uma das duas. Mas creio que ele prefere a vida, pois escreve positivamente sobre sua “libertação” no versículo 19.)
II. Vida e Aposentadoria
A. Leia Filipenses 1:21-24. Qual é a razão pela qual Paulo valoriza continuar vivendo? (Ele poderá continuar ajudando os filipenses. Ele valoriza o “trabalho frutífero”.)
1. A maioria dos meus colegas já se aposentou. Pelos padrões do governo, eu já tinha direito à aposentadoria há 13 anos. Uma das razões pelas quais continuo trabalhando é que me parece muito mais gratificante do que gastar meu tempo se eu não tivesse um emprego. Você considera seu trabalho um “trabalho frutífero”?
2. Já ouvi pregadores e professores bíblicos dizerem que “a Bíblia não prevê aposentadoria”. Isso é verdade? (Leia Números 8:24-26. Aqueles que dizem isso precisam estudar a Bíblia mais atentamente. Moisés ordenou que os levitas “se retirassem do serviço” e “não servissem mais” aos cinquenta anos. Eles poderiam ajudar mantendo a guarda.)
B. Há alguma lição nisso para aqueles que estão considerando a aposentadoria? Se sim, qual é?
III. A Natureza da Morte
A. Releia Filipenses 1:21-23 e considere o que Paulo diz sobre a morte. Ele afirma que “morrer é lucro”. Se morrer, estará “com Cristo”, e isso é “incomparavelmente melhor”. Se não sentimos dor, como pode ser lucro morrer?
1. Quando morremos, estamos “com Cristo”?
2. O que você acha que Paulo quis dizer com essas duas frases? Você acha que Paulo acreditava que, se morresse, iria imediatamente para o céu, onde Jesus habita? (Ele certamente parece acreditar que irá imediatamente para o céu.)
B. Leia Eclesiastes 9:5. O que Salomão escreve sobre o estado dos mortos? (Eles não sabem de nada.)
1. Observe o que mais Salomão escreve. Ele diz que os mortos “não têm mais recompensa”. Paulo pensa que terá uma recompensa após a morte? (Ele diz que estará com Jesus.)
2. Salomão explica que não há recompensa para os mortos porque eles são esquecidos. Ele está falando de uma recompensa terrena? Ou ele pensa que não há ressurreição?
C. Vamos explorar o que mais Salomão escreve sobre a morte em Eclesiastes 9. Leia Eclesiastes 9:2-3. Salomão está dizendo que não importa como você vive? Se você é bom ou mau? (É exatamente isso que ele diz – os bons e os maus “vão para os mortos”.)
1. Ele está simplesmente falando sobre o destino comum dos humanos?
D. Leia Eclesiastes 9:4. Quem Salomão diz que tem esperança? (Os vivos. Os mortos não têm esperança.)
1. Você acredita que os mortos não têm esperança?
E. Leia Eclesiastes 9:7-10. Isso lhe parece teologia coerente? Aproveite a vida enquanto estiver vivo porque ela é “vã” (sem sentido) e todos irão para o inferno (o mundo dos mortos)? (Acho que Eclesiastes 9:5 é um texto inadequado para citar como prova da condição dos mortos. Se Salomão está apenas falando da morte como um destino comum, o que ele diz não se aplica à salvação eterna. Os cristãos acreditam que a morte não é o destino final. Eles, como Paulo, esperam pelo céu e pela vida com Jesus. A Bíblia ensina que a maneira como vivemos importa. Mais especificamente, Salomão diz que o sacrifício não faz diferença. O sacrifício apontava para Jesus, que se sacrificou por nós. Aceitar ou não o Seu sacrifício é o que faz toda a diferença.)
F. Leia João 5:28-29. Jesus concorda com Salomão? (Claramente não. Jesus diz que o que fazemos durante a nossa vida importa.)
1. O que a declaração de Jesus sugere sobre o estado dos mortos? (Que até mesmo os “bons” estão em seus túmulos e ressuscitarão no julgamento.)
G. Leia 1 Tessalonicenses 4:13 e 1 Tessalonicenses 4:15. Qual é a pergunta que Paulo está abordando? (A preocupação de que aqueles que estiverem vivos quando Jesus voltar estarão no céu antes daqueles que já morreram.)
H. Leia 1 Tessalonicenses 4:14-17. Como Paulo responde a essa preocupação? (Ele diz que os vivos e os mortos irão juntos para “estarem sempre com o Senhor”.)
1. Se Paulo pensasse que os justos que morreram já estavam no céu, ele teria dado essa resposta? (Não. Ele teria respondido: “Você está brincando? Eles já estão no céu. Esqueça a ideia de que os vivos chegam ao céu primeiro.”)
I. Leia 2 Timóteo 4:6-8. Quando Paulo diz que receberá sua “coroa da justiça”? (Ele diz “naquele dia”, o que não seria muito útil como marcador temporal, exceto pelo fato de ser o mesmo dia da vinda de “todos os que amam a sua vinda”. Isso soa como a Segunda Vinda e não o dia da morte de Paulo.)
J. Leia Judas 1:9, Marcos 9:4 e Mateus 27:52-53. O que esses textos nos ensinam sobre o estado dos mortos? (Moisés, que morreu e foi sepultado, está no céu. Embora não esteja claramente declarado, creio que aqueles que ressuscitaram na crucificação também estão no céu.)
K. Qual é uma visão razoável, baseada na Bíblia, sobre o estado dos mortos? (Aqueles que citam Eclesiastes 9:5 como prova de que os mortos “não sabem nada” precisam aprimorar suas habilidades de ensino. Quem pensa que todos estão na sepultura até a Segunda Vinda de Jesus ignora o destino de Moisés e, provavelmente, daqueles que ressuscitaram na ressurreição de Jesus. Ao mesmo tempo, acredito que a Bíblia ensina que a maioria dos justos permanece (dorme) em seus túmulos até a Segunda Vinda. Será que Paulo foi levado para o céu após a morte? Acho que isso é muito possível.)
1. Como explicamos o que Salomão escreveu sobre a morte? Afinal, faz parte da Bíblia. (A Bíblia contém mandamentos, conselhos e histórias sobre bom e mau comportamento. Salomão se envolveu em muitos maus comportamentos, e creio que a Bíblia simplesmente registra seus pensamentos deprimidos. Trata-se de um alerta sobre as consequências, não de uma teologia sobre o estado dos mortos.)
L. Uma última reflexão. Em Eclesiastes 9:4, Salomão escreve que é melhor ser um cão vivo do que um leão morto. Você acha que Jesus e Paulo concordariam? (Leia o que Jesus diz em Mateus 16:25-26. Creio que Jesus votou em ser o leão morto.)
IV. Unidade
A. Leia Filipenses 1:25-27. Qual é o objetivo de Paulo para os filipenses? (Unidade. Permanecer “firmes em um só espírito”.)
1. Muitos hoje afirmam que a “diversidade” é o nosso objetivo. O que Paulo diria? (A diversidade é o nosso estado natural. Paulo chama os diversos a se unirem em unidade.)
B. Leia Filipenses 1:28-30. O que fará nossos oponentes espirituais tremerem? (Ver que os cristãos não têm medo.)
C. Amigo, Paulo valorizava sua vida pelo que podia fazer pelo Reino de Deus. E você? Avançar o Reino de Deus na Terra faz parte do seu trabalho? Se não, por que não pedir a Deus
que o ajude a reorganizar o seu trabalho? Por que não se esforçar ao máximo para tornar o seu trabalho “frutífero”?
V. Na próxima semana: Unidade através da humildade.
