Lição 4: Unidade por meio da Humildade
Lição 4: Unidade por meio da Humildade
(Filipenses 2:1-11)
Copr. 2026, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (The Holy Bible, English Standard Version®), copyright © 2001 pela Crossway, um ministério editorial da Good News Publishers. Usado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. Se você normalmente recebe esta lição por e-mail, mas ela se perdeu em alguma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pedindo a orientação do Espírito Santo enquanto estuda.
Introdução: Há cerca de trinta anos, comecei a ouvir falar de uma nova ideia chamada “diversidade”. Parte do conceito já me era clara, pois me formei na Universidade Andrews. Quando eu era aluno da Andrews, ela tinha a maior percentagem de estudantes estrangeiros de qualquer faculdade nos Estados Unidos. Foi interessante aprender sobre a história de vida de outros alunos e um desafio entender o inglês com sotaque de alguns professores. Tínhamos unidade na missão cristã da escola. A nova diversidade, porém, se mostra bem diferente. Ela não busca a unidade; pelo contrário, divide, e cada divisão se orgulha de ser diferente, e talvez superior. A unidade nunca é o objetivo. Nosso estudo desta semana examina a visão de Paulo sobre a unidade. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e aprender mais!
I. O Objetivo da Unidade
A. Leia Filipenses 2:1. Paulo usa várias declarações condicionais. Vamos examiná-las individualmente. Ele escreve: “se há algum encorajamento em Cristo”. Há encorajamento em Cristo?
1. Se sim, qual é? (O encorajamento mais importante é que temos a vida eterna disponível para nós por meio de Cristo. A morte foi vencida. Isso é encorajador!)
B. Filipenses 2:1 também pergunta se há “algum consolo de amor”. Há consolo de amor?
1. Se sim, qual é?
C. Filipenses 2:1 também pergunta se há “alguma participação no Espírito?”
-
-
-
Isso parece diferente. Há participação no Espírito na vida de um cristão? (Leia João 16:7. Jesus diz que é para o bem deles que Ele vá, para que o Espírito Santo venha. Certamente, ter o Espírito Santo agindo em nossa vida é fundamental.)
-
-
D. Filipenses 2:1 pergunta se há “alguma afeição e compaixão?” É mais difícil entender o que Paulo está perguntando aqui. Você acha que ele está perguntando se há alguma “afeição e compaixão” entre os filipenses? (Um comentário sugere que Paulo está perguntando se os filipenses têm alguma afeição e compaixão por ele? A resposta deve ser que sim.)
E. Leia Filipenses 2:2. Como o chamado para ter a mesma mente, o mesmo amor e uma só mente se conecta com a alegria de Paulo? (Se você observar Filipenses 2:1, Paulo parece estar descrevendo os ensinamentos que tem dado aos filipenses e que são essenciais para a vida cristã deles. Ele então diz que se vocês entenderem o que Ele deseja para vocês, isso lhe dará alegria.)
1. O que Paulo diz que resulta de aceitar e praticar o que Ele tem ensinado? (O resultado é a unidade: a mesma mente, amor e concordância.)
2. O que isso nos ensina sobre unidade? (Resulta do aprendizado e da compreensão dos pontos espirituais que Paulo lista no versículo 1.)
II. A Destruição da Unidade
A. Leia Filipenses 2:3. Grande parte do que eu faço tem a “ambição” como parte da minha motivação. E você?
1. Quando estávamos procurando um novo pastor, um jovem candidato estava cheio de ambição para ter sucesso. Pensamos que ele era o que queríamos, e estávamos certos. Paulo está condenando isso?
2. Qual a importância da palavra “egoísta” na expressão “ambição egoísta”? (Embora eu sempre tenha sido ambicioso (no sentido de que sempre quis ter sucesso), quando jovem decidi me tornar advogado, meu desejo era trabalhar para a igreja. Mais de uma década depois, quando estava perto de alcançar meu objetivo de me tornar advogado, fiz um pedido de casamento peculiar. Disse à mulher que hoje é minha esposa que eu seria um “advogado ruim” porque a igreja não me pagaria muito bem.)
3. Você já conheceu pessoas na igreja local que desejam ocupar cargos principalmente por causa da honra?
a. Qual deveria ser a motivação adequada para ocupar um cargo na igreja? (As pessoas na igreja devem ser elevadas a posições de autoridade porque outros veem que elas são qualificadas e estão realizando bem o trabalho.)
b. Leia novamente Filipenses 2:3. O que você acha que significa considerar os outros como mais importantes?
1. Todos que estão lendo isto tiveram professores em suas vidas. Eles eram todos da mesma qualidade? O melhor professor deveria considerar o pior professor “mais importante”? (Não. Isso seria falso.)
2. Se intuitivamente sabemos que os outros não são automaticamente mais importantes, o que Paulo quis dizer? (Leia Romanos 12:10 e Gálatas 5:13. Esses textos nos ensinam que devemos honrar, valorizar e servir aos outros. Dessa forma, os outros são “mais importantes”.)
c. Leia Filipenses 2:4. É bom considerarmos nossos próprios interesses? (Sim, Paulo não condena isso.)
1. O que Paulo quer dizer quando nos diz para olharmos para os interesses dos outros?
2. Quando você encontra alguém e essa pessoa pergunta como está sua família, você apenas responde? Ou também pergunta como está a família dela? (Um homem piedoso me ensinou que eu deveria direcionar a conversa para o bem-estar dos outros.)
3. O título que usei para esta seção é “a destruição da unidade”. Como o atual apelo à diversidade se encaixa na nossa discussão até agora?
a. Se um piloto ou um neurocirurgião é contratado por qualquer motivo que não seja a competência, isso realmente considera a importância dos outros?
III. A Mente de Jesus
A. Leia Filipenses 2:5-7. Você acha que Jesus considerava a pessoa pecadora comum “mais importante” do que Ele? (Não. A questão é que Jesus abriu mão da glória de sua posição para servir aos interesses dos seres humanos, que não são nem comparáveis a Ele.)
B. Leia Filipenses 2:8. A humildade de Jesus o levou a aceitar a tortura e a vergonha. Você tem essa mentalidade? Essa atitude?
1. Houve uma época em que eu interagia mais com aqueles que vinham à igreja em busca de ajuda. Quase sem exceção, eles eram exigentes e ingratos. Como você reage a pessoas assim? (Isso me deixava triste e arrependido por ter ajudado. Compare isso com a mentalidade de Jesus, que deu a vida por aqueles que o zombavam e torturavam. O Espírito Santo tem
trabalho a fazer em mim.)
2. A maioria de nós não será torturada, zombada e morta por priorizar os interesses dos outros. Mas, na atual controvérsia sobre diversidade, é provável que encontremos aqueles que alegam ter “orgulho” em seu grupo. Como a mentalidade de Jesus lidaria com isso? (Quando a diversidade é o pecado, Jesus denunciou o pecado, mas deu a vida pelos pecadores.)
IV. A Recompensa
A. Leia Filipenses 2:9-11. Qual é o objetivo de colocar os outros em primeiro lugar? E de ficar em segundo? (O objetivo é propagar o evangelho de Jesus. Isso traz recompensas. Jesus, que é um exemplo extremo de colocar os outros em primeiro lugar, acabou com a recompensa suprema de ser o primeiro.)
1. Isso também acontecerá com você?
B. No último fim de semana, viajei para outro estado para apresentar um seminário sobre liberdade religiosa. O evento foi divulgado e um homem que eu não via nem ouvia falar há décadas me enviou uma mensagem. Ao refletir, lembrei-me dele dos meus primeiros tempos trabalhando na construção civil. Ele se lembrou de que meu objetivo era me tornar advogado e me parabenizou por tê-lo alcançado. Em minha experiência, o objetivo de servir a Deus resultou em grandes recompensas. Ajudar pessoas a manterem seus empregos e sua fé me trouxe alegria. Como você acha que teria sido se eu tivesse me tornado advogado para ficar rico? (Muitos advogados são infelizes com seu trabalho. Ter um emprego que serve aos outros é o melhor caminho para uma carreira prazerosa e gratificante.)
C. Amigo, Hebreus 11 nos diz que servir a Deus nem sempre dá certo na Terra. A recompensa espera no céu. O conselho de Paulo para servir aos interesses dos outros representa o resultado natural. Você é abençoado por causa do seu serviço. Se você sentir que tem a atitude errada, peça ao Espírito Santo que o ajude a servir e a unir?
V. Próxima semana: Brilhando como luzes na noite.
