Lição 5 Brilhando como Luzes na Noite
Lição 5 Brilhando como Luzes na Noite
(Filipenses 2:12-30)
Copr. 2026, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (The Holy Bible, English Standard Version®), copyright © 2001 by Crossway, um ministério editorial da Good News Publishers. Usado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. Se você normalmente recebe esta lição por e-mail, mas ela se perdeu em alguma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pedindo a orientação do Espírito Santo enquanto estuda.
Introdução: Você já interagiu com um estranho e pensou: “Essa pessoa deve ser cristã?” Por outro lado, você já trabalhou com alguém que não demonstrava nenhum sinal de ser cristão, mas depois descobriu que era? Quando eu estava na faculdade, passei um verão trabalhando em uma fábrica de reboques. A equipe com quem eu trabalhava sabia que eu frequentava a Universidade Andrews, uma instituição assumidamente cristã, e constantemente me implicavam, atacando especificamente minhas crenças religiosas. Eu estava determinado a provar que era um trabalhador sério para ganhar o respeito deles. Consegui, e no final do verão o chefe da equipe se desculpou por todo o assédio e confessou que era professor de escola dominical! Era difícil discernir sua luz. Esta semana, nosso estudo é sobre deixar nossa luz cristã brilhar. Vamos lá!
I. Trabalhando em Nossa Salvação?
A. Leia Filipenses 2:12. Quem pensa que pode "trabalhar" em sua salvação contanto que trabalhe muito? (Isso soa muito estranho vindo do apóstolo Paulo, que também escreveu Romanos 3:20.)
B. Leia Filipenses 2:13. Espere um minuto! Agora Paulo nos diz que Deus "operará" tanto a nossa vontade quanto as nossas ações para que façamos o que é certo. Isso parece completamente contrário a Filipenses 2:12. Como reconciliar esses dois versículos? (Se analisarmos Filipenses 2:12, Paulo sugere que os filipenses deveriam ser capazes de compreender a vontade de Deus (conquistar a sua salvação) sem a ajuda dele. A questão não é Deus versus o membro da igreja quando se trata de salvação. Em vez disso, a questão é se o membro da igreja consegue compreender a Deus mesmo na ausência de Paulo.)
1. O que exatamente você acha que Paulo quer dizer quando afirma que Deus "conquistará" tanto a nossa vontade quanto as nossas obras para promover o prazer de Deus? (Isso me lembra o Paulo que conheço. O Espírito Santo não apenas dirige a nossa vontade, mas mudar a nossa vontade muda as nossas ações. É totalmente uma "obra de Deus".)
II. Luzes Brilhantes
A. Leia Filipenses 2:14. Isso lhe parece familiar?
1. Deixe-me começar questionando a ideia de que nunca devemos entrar em conflito. Você acha que Paulo quer dizer que devemos sempre concordar?
B. Leia Êxodo 32:9-12. Moisés está questionando a Deus?
C. Leia Êxodo 32:14. Moisés vence a disputa com Deus? (Sim, vence.)
1. Se existe alguém com quem devemos sempre concordar, esse alguém é Deus. No entanto, Moisés está argumentando educadamente com Deus. Diante disso, como devemos entender o conselho de Paulo de “não discutir”? (O Comentário de John MacArthur ensina que a palavra grega subjacente para “disputar” significa criticar ou questionar a Deus. Isso refletiria uma desconfiança subjacente em relação a Deus. Moisés não estava expressando nenhuma desconfiança em relação a Deus.)
2. Com o entendimento fornecido por John MacArthur, os cristãos são livres para discordar uns dos outros? (Parece que sim. Paulo parece estar dizendo para não murmurar ou discutir sobre o que Deus está fazendo em sua vida.)
D. Leia Filipenses 2:15-16. Quando Paulo escreve que devemos ser “irrepreensíveis e inocentes”, e “sem mácula”, isso lhe parece familiar?
1. Se não lhe parece familiar, você se sente desanimado?
E. Como Filipenses 2:16 sugere que podemos caminhar rumo à irrepreensibilidade, à inocência e à pureza? (Ao “apegarmo-nos firmemente à palavra da vida.”)
1. A imagem que vejo é a de um grupo “corrupto e perverso” e outro grupo que está sendo transformado por Deus e que se apega firmemente à Sua palavra – a Bíblia. Isso te encoraja? (Muitas das coisas desanimadoras que vejo na vida refletem pontos de vista e ações contrárias aos ensinamentos da Bíblia.)
2. O que Paulo nos diz ser parte da recompensa pelo seu trabalho? (Ele anseia ver no céu aqueles por quem trabalhou.)
3. Pergunte a si mesmo sobre a sua vida. Você vê pessoas que mudaram para melhor por sua causa?
F. Filipenses 2:15 fala sobre os filipenses serem “luzes”. O que os torna luzes brilhantes?
1. Alguns cristãos evangelizam seus colegas de trabalho de forma agressiva. É isso que Paulo descreve? (Ele contrasta a luz dos cristãos que buscam agradar a Deus com a escuridão da geração perversa e corrupta. Se você andar de acordo com a vontade de Deus, sua bondade será notada.)
III. Oferta de Bebida
A. Leia Filipenses 2:17-18. Paulo descreve sua morte pelas mãos dos romanos como algo que gera alegria e regozijo. Como você explicaria isso? (Paulo percebe que sua vida valeu a pena. Sua morte não é aleatória; pelo contrário, faz parte de seu sacrifício para o avanço do Reino de Deus.)
B. Em Filipenses 2:17, Paulo diz que seu sacrifício é “derramado” sobre a “oferta sacrificial” da fé dos filipenses. Que sacrifícios você acha que os filipenses estão oferecendo?
1. É dinheiro?
2. É servir aos outros?
3. É abrir mão de seus objetivos pelos objetivos de Deus?
IV. Timóteo
A. Leia Filipenses 2:19-21. Paulo diz que Timóteo é diferente. Em que sentido ele é diferente? (Paulo está cercado por pessoas que se preocupam com seus próprios interesses em vez dos interesses de Deus.)
1. Isso é uma boa notícia sobre Timóteo. Como você explica as palavras de Paulo sobre os outros? Eles não estão todos lá para ajudar Paulo?
2. Devemos nos preocupar com o fato de que aqueles que passavam tempo com Paulo enquanto ele estava preso estariam buscando seus próprios interesses? Como isso é possível?
3. Alguns acreditam que essas pessoas não estavam dispostas a se sacrificar, e esse é o problema. Embora isso possa ser verdade, você acha que Paulo tinha pessoas ao seu redor simplesmente por ser um homem famoso? Elas estavam ali em busca de glória pessoal?
B. Leia Filipenses 2:22-23. Paulo diz que Timóteo é como um filho. O que você acha que motiva o serviço de Timóteo a Paulo? (Isso sugere que Timóteo ama Paulo. Sem dúvida, Timóteo ama o evangelho, mas isso sugere um vínculo pessoal. Esse vínculo não deve ter existido com os outros que buscavam seus próprios interesses.)
C. Leia Filipenses 2:24. Discutimos anteriormente a questão de se Paulo era neutro quanto à sua vida ou morte. O que isso nos diz? (Ele está “confiando” em Deus que estará vivo para poder visitar os filipenses.)
V. Epafrodito
A. Leia Filipenses 2:25-26. Este é um nome novo. O que você acha que Paulo quer dizer quando escreve que Epafrodito é “seu mensageiro”? (Leia Filipenses 4:18. Isso nos diz que os filipenses originalmente enviaram Epafrodito a Paulo. Ele trouxe presentes e sua ajuda.)
B. Leia Filipenses 2:27-30. Paulo dá uma “bronca” nos filipenses ao falar de Epafrodito? (Paulo diz que o serviço dos filipenses para com ele foi “insuficiente”.)
1. Como a ajuda deles pode ser insuficiente se eles enviaram Epafrodito?
2. Quando Paulo se refere a Epafrodito quase morrendo e relaciona isso à falta de ajuda dos filipenses, você acha que Epafrodito estava trabalhando demais e isso o deixou doente?
3. Esta é a segunda declaração negativa que Paulo faz sobre seus colaboradores. Estar na prisão o deixaria mal-humorado? (Paulo elogia muito Timóteo e Epafrodito. Ele pode simplesmente estar avaliando honestamente seus colaboradores.)
C. Amigo, como Timóteo e Epafrodito são “luzes brilhantes” para nós? O texto sugere que eles estão realizando um trabalho que impressionou Paulo. Paulo revela o relacionamento pessoal que tem com ambos. Você já considerou se o seu trabalho promove o evangelho ou seus próprios interesses? Você precisa de mais diligência para ser considerado uma “luz brilhante”? Se for esse o caso, por que não pedir ajuda ao Espírito Santo para melhorar?
VI. Próxima semana: Confiança somente em Cristo.
