You are here
Home › Lição 11: Vivendo na TerraLição 11: Vivendo na Terra
Lição 11: Vivendo na Terra
(Josué 22)
Copr. 2025, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (The Holy Bible, English Standard Version®), copyright © 2001 pela Crossway, um ministério editorial da Good News Publishers. Usado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. Se você normalmente recebe esta lição por e-mail, mas ela se perdeu em alguma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pedindo a orientação do Espírito Santo enquanto estuda.
Introdução: Um dos meus hábitos, que acredito ser geralmente bom, é pensar com antecedência. Se estou dirigindo, tento antecipar os problemas na estrada. Se estou caminhando em uma área que possa ser perigosa, considero o que farei se surgir algum problema. Quando estou litigando em um caso, sempre tento antecipar como a outra parte pretende argumentar. Esse hábito às vezes me causa problemas, mesmo que apenas na minha mente. Se chego à conclusão de que alguém quer me prejudicar, imagino o que farei em resposta. Em 1 Timóteo 6:4, a Bíblia fala sobre a pessoa que cria problemas com base, entre outras coisas, em “suspeitas malignas”. É exatamente assim que minha mente funciona às vezes; imagino problemas onde provavelmente não existem. Nosso estudo desta semana mostra que não sou o único que precisa ter cuidado com suposições malignas. Vamos mergulhar no nosso estudo bíblico e aprender mais!
I. A Divisão
A. Leia Josué 22:1-4. Você se lembra do que estudamos sobre as duas tribos e meia que queriam se estabelecer no lado leste do rio Jordão (o lado oposto a Jericó)? (Elas não queriam atravessar o Jordão porque a terra do lado delas era ótima para o gado e elas tinham gado.)
1. Quando Josué 22:3 se refere a abandonar irmãos e cumprir o mandamento, a que isso se refere? (Josué 1:14-15 revisa o acordo anterior. As duas tribos e meia podem reivindicar a terra a leste do rio Jordão como sua terra, se concordarem em atravessar o Jordão com as outras tribos e lutar para conquistar a terra prometida a todas elas.)
2. As duas tribos e meia cumpriram sua promessa? (Sim! Elas cumpriram o prometido e agora estão atravessando o Jordão de volta para a terra que lhes foi prometida.)
B. Leia Josué 22:5-6. Qual é a última mensagem que Josué dá às duas tribos e meia antes de abençoá-las e enviá-las em sua jornada? (Amar e obedecer a Deus. Viver uma vida
coerente com a obediência e fazê-la de todo o coração.)
1. Esse é o objetivo da sua vida? Que objetivo você sugere para seus filhos?
II. Alegada Traição
A. Leia Josué 22:9-10. O que você concluiria se estivesse presente e visse esse enorme altar construído pelas duas tribos e meia?
1. Seria possível fazer um sacrifício em um altar como esse? (Provavelmente não. Se for enorme, você não conseguiria alcançar o topo, exceto com uma escada.)
2. Se um altar não é construído para sacrificar a Deus, então ele se destina a servir a outro deus?
3. Qual seria a razão para construí-lo, se não para sacrificar ao verdadeiro Deus?
B. Leia Josué 22:11-12. Uau! O que aconteceu em tempo recorde? (Eles estão reunidos para a guerra! Este enorme altar foi construído no lado oeste (Jericó) do rio, de acordo com as traduções ESV e NVI.)
1. Se essa localização for verdadeira, para quem é a mensagem? (Parece ser uma mensagem para as outras tribos, não para um estrangeiro que acabou de passar pela terra das duas tribos e meia.)
C. Observe novamente Josué 22:12. Por que as outras tribos estão planejando ir à guerra? (Porque as duas tribos e meia construíram um altar.)
a. O que eles achavam que havia de errado nisso?
D. Vamos continuar lendo Josué 22:13-15. Vamos parar por aqui. Fineias está liderando a delegação das tribos. Por que ele está liderando? (Leia Números 25:5-8. Se você quer alguém que leve a sério o combate à idolatria, Fineias é o homem certo!)
E. Leia Josué 22:16-18 para continuar acompanhando o confronto. O que aparentemente há de errado em construir esse altar? (As outras tribos achavam que
fazia parte da idolatria. As duas tribos e meia o usariam para oferecer sacrifícios a outro deus.)
1. O povo tem um bom conhecimento de história; eles se referem ao "pecado de Peor". O que é isso? (Trata-se da
idolatria, na qual Fineias desempenhou um papel fundamental para impedi-la. Isso deixa claro por que as tribos escolheram Fineias para confrontar as duas tribos e meia.)
F. Leia Números 25:1-3. O contexto do "pecado de Peor" encontra-se nos capítulos 22 a 24 de Números. Os moabitas estavam muito preocupados com os israelitas à medida que se aproximavam da Terra Prometida. Então, o rei moabita Balaque pediu ao profeta Balaão que amaldiçoasse os hebreus. Isso não funcionou. Então, Balaque recebeu o conselho de Balaão de que, em vez de tentar derrotar os hebreus militarmente, deveriam tentar levá-los ao pecado. Isso resultou nas mulheres moabitas seduzindo os homens hebreus para a prostituição no templo, envolvendo Baal. Isso funcionou por um tempo. Uma praga irrompeu. E Fineias pôs um fim violento ao episódio. Com Fineias liderando, seria este um encontro sem rodeios? G. Leia Josué 22:19-20. O povo tem boa memória. O que eles temem que possa acontecer se as duas tribos e meia se envolverem em idolatria? (Todas as tribos seriam punidas.)
1. Você acha que essa preocupação é justificada?
H. Observe novamente Josué 22:18, onde diz que "amanhã [Deus] se irará contra toda a congregação de Israel". É verdade hoje que o pecado afeta toda a igreja? (Sim. O pecado é contagioso. O pecado desmoraliza.)
1. Em nossa igreja hoje, encontramos alguns raciocínios equivocados. Partimos da premissa verdadeira de que todos somos pecadores. A partir disso, alguns concluem que, como todos pecamos, devemos acolher os pecadores que exigem que a igreja aceite seus pecados. Qual é o problema lógico desse argumento? (Promover o pecado e ensinar outros a aceitá-lo é muito diferente de reconhecer nossa condição pecaminosa.)
III. A Conversa
A. Vamos ler o que as duas tribos e meia disseram em resposta a essas acusações.
Leia Josué 22:21-23. Todas as tribos concordam sobre a natureza do pecado da idolatria? (Sim. Não há disputa teológica.)
B. Leia Josué 22:24-25. Parece ser um temor razoável? Que os descendentes das demais tribos pudessem dizer aos filhos das duas tribos e meia que eles não tinham permissão para adorar o verdadeiro Deus?
1.Vamos analisar a questão das suposições maliciosas. As
principais tribos estavam fazendo suposições maliciosas contra as duas tribos e meia quando viram o enorme altar?
2. As duas tribos e meia estavam fazendo suposições maliciosas quando pensaram que seus filhos seriam impedidos de adorar o verdadeiro Deus pelas demais tribos? (Acredito que a resposta para ambas as perguntas seja “Sim”. Esse problema surgiu devido a suposições maldosas de ambos os lados.)
C. Leia Josué 22:26-28. Anteriormente, discutimos qual poderia ser o propósito de um altar enorme no qual não se faziam sacrifícios. Qual o propósito das duas tribos e meia ao construí-lo? (É um sinal, um símbolo, um testemunho de que as duas tribos e meia acreditam em sacrificar ao verdadeiro Deus.)
D. Leia Josué 22:29. Quando pessoas na igreja o acusam de transgressão ou fazem suposições maldosas contra você, como você reage?
1. Como você avaliaria a reação das duas tribos e meia? (Estava absolutamente certo. Posso imaginar alguns pensando: “A última coisa sobre a qual Josué nos advertiu foi a idolatria, e agora o resto das tribos está nos acusando da mesma coisa.” Isso pode torná-los hipersensíveis ao assunto e causar uma reação pouco amável.)
E. Leia Josué 22:30-31 e Josué 22:33-34. O que resultou dessa situação de “quase guerra”? (Foi uma renovação do compromisso com o verdadeiro Deus. O enorme altar, como planejado, era uma “Testemunha” de que “o Senhor é Deus”.)
F. Que lições você vê em relação à convivência harmoniosa na igreja? (1. Não presuma o pior. 2.Discuta o assunto. Não pegue em armas primeiro. 3. Quando alguém o acusar de algo, seja gentil.)
G. Leia o Salmo 133:1. O que você pode fazer para promover esse objetivo em sua igreja?
H. Amigo, se você quer paz em sua igreja, determine-se a não presumir o pior sobre os outros. Quando surgirem problemas, converse sobre eles. Assim como eu, esforce-se para evitar suposições maldosas. Você concorda com isso?
IV. Próxima Semana: Deus é Fiel!
