Lição 6: Confiança Sòmente em Cristo
Lição 6: Confiança Sòmente em Cristo
(Filipenses 3:1-16)
Copr. 2026, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (The Holy Bible, English Standard Version®), copyright © 2001 pela Crossway, um ministério editorial da Good News Publishers. Usado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. Se você normalmente recebe esta lição por e-mail, mas ela se perdeu em alguma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pedindo a orientação do Espírito Santo enquanto estuda.
Introdução: O conceito de justificação pela fé lhe parece lógico ou natural? Para mim, não. Deixando de lado minha crença nas bênçãos de Deus, durante toda a minha vida acreditei e experimentei que, se trabalhasse arduamente, teria sucesso. Esta não é apenas a minha visão pessoal; é também o ensinamento da Bíblia. Leia Provérbios 24:30-34, que ilustra o que devemos aprender com o “preguiçoso”. A preguiça leva à pobreza. Sem dúvida, você já observou o mesmo. É natural aplicar essa mesma mentalidade à justiça. Mas a Bíblia nos ensina algo completamente diferente. A justiça é um dom que não podemos conquistar. Se tentarmos conquistá-la, ou pensarmos que a conquistamos, violamos as regras da salvação. Vamos analisar a conversa de Paulo com os Filipenses sobre a justificação somente pela fé!
I. Alegria e Cães
A. Leia Filipenses 3:1. “Alegrem-se no Senhor” é uma expressão que ouvimos o tempo todo. O Comentário de John MacArthur relata que Paulo escreve que devemos “nos alegrar”, mas esta é a primeira vez que Paulo acrescenta “no Senhor”. Há diferença entre “alegrar-se” e “alegrar-se no Senhor”? (Sim. A única causa da alegria está especificamente ligada a Jesus.)
1. Como você se “alegra no Senhor”? (Alegro-me com a Sua bondade para comigo.)
2. Você sente alegria de forma geral? Se não, você consegue se alegrar no Senhor sem se alegrar de forma geral?
B. Leia Filipenses 3:2. Se você conhecesse alguém que estivesse sempre à procura de “cães” e “malfeitores”, você esperaria que essa pessoa fosse alegre? (Isso soa sombrio e não é uma atitude associada à alegria.)
1. A maioria das pessoas gosta de cães. Sobre o que Paulo está falando? (Em Mateus 15, Jesus e seus discípulos são abordados por uma mulher cananeia que implora por ajuda
porque sua filha está possuída por um demônio. Leia Mateus 15:25-28. Jesus chama essa mulher e sua filha de “cadelas”.)
a. Paulo está se referindo a não judeus quando escreve sobre “cães”?
II. A Carne
A. Leia Filipenses 3:3. Paulo afirma ser “a circuncisão”. Isso prova que ele está chamando os não judeus de “cães”?
1. O que Paulo quer dizer quando afirma não ter “confiança na carne”? (Agora, o quadro está ficando mais claro para nos ajudar a entender Filipenses 3:2-3. Paulo foi um pioneiro na luta contra a obrigatoriedade da circuncisão para os convertidos gentios. Veja Atos 15. Ao se autodenominar “a circuncisão”, Paulo se desvinculou desse ensinamento que exigia a circuncisão.)
2. Vamos analisar isso. Quem Paulo está chamando de “cães”, “malfeitores” e aqueles que “mutilam a carne”? (Ele está se referindo aos líderes judeus que insistiam na circuncisão.)
a. Por que isso seria “maldade”? (A ideia é que uma pessoa precisa fazer essas coisas para ter um relacionamento correto com Deus. É errado acreditar que você pode fazer algo para merecer a salvação.)
B. Leia Romanos 2:29. Como isso descreve a circuncisão? (A nova circuncisão é uma questão do coração. É adorar com o Espírito Santo, dar glória a Jesus e ao que Ele fez por nós, e não depositar confiança em nossas próprias ações.)
1. Resumindo, como você entende as declarações de Paulo sobre “a carne”? (Ele está escrevendo sobre fazer coisas para merecer a salvação.)
III. Super-herói das Obras
-
- Leia Filipenses 3:4-6. Por que Paulo está dizendo que tem obras melhores do que os outros? (Poderíamos esperar que um preguiçoso se alegrasse com a justiça somente pela fé, porque rejeitar as obras é algo natural para pessoas preguiçosas. Paulo prova que era um trabalhador extraordinário. Ele não está promovendo a fé para encobrir suas falhas, mas sim apontando para a fé porque ela é verdadeira.)
B. Leia Filipenses 3:7-8. Vamos discutir isso. Com exceção da perseguição aos cristãos, todas as outras coisas que Paulo menciona são ótimas. Ele diz que era “irrepreensível”
em cumprir a lei. Isso me parece extraordinário. Como isso pode ser “lixo”? (Paulo quer dizer que são coisas sem valor em termos de vida eterna.)
1. Pense nisso por um momento. Este é o meu trigésimo aniversário trabalhando com meu filho para escrever e publicar estas lições na internet. Isso é lixo? (Sim, em dois sentidos relacionados à vida eterna. Primeiro, esse trabalho diligente de décadas não faz absolutamente nada para me garantir a vida eterna, nem a meu filho. Segundo, me tenta a pensar que o esforço me torna justo.)
IV. Justificação pela Fé
A. Releia Filipenses 3:8 e acrescente Filipenses 3:9. Que tipo de justiça Paulo busca? (Aquilo que vem da “fé em Cristo”. Essa compreensão é crucial para a vida eterna.)
1. Você confia em suas obras, em sua obediência, como um fator que o levará ao céu?
2. É ofensivo ser um mendigo, assim como todos os outros pecadores?
3. Voltemos a Paulo e seus “cães”. Aqueles que fazem das obras um fator para alcançar a vida eterna são “cães”?
B. Leia Filipenses 3:10-11. Como nos tornamos como Jesus na morte? Era necessário que Jesus vivesse uma vida perfeita, certo? (Paulo nos ensina que, quando Jesus morreu, após viver uma vida perfeita, Ele abriu o caminho para que experimentássemos a ressurreição para a vida eterna.)
1. Por que Paulo diz “por todos os meios possíveis”, quando ele acabou de declarar enfaticamente o caminho correto para a vida eterna? (Paulo deixa os detalhes para Deus. Todo o discurso de Paulo é contrário ao entendimento geral (mesmo da Bíblia) de que você trabalha e obtém sucesso. Paulo explica que deixamos de depender de nossas obras, passamos a depender somente de Jesus, e isso nos dá a vida eterna. Essa visão contra-intuitiva pode ser o que significa “por todos os meios possíveis”.)
V. Buscando a Perfeição?
A. Leia Filipenses 3:12-13. Espere um minuto. Se a justiça é um dom gratuito que não posso conquistar, sobre o que Paulo está escrevendo quando diz “prossiga” e “esforce-se”? Perseverar e se esforçar soa como minha antiga atitude sobre como trabalhar duro traz sucesso! (É difícil para você deixar para trás todo o seu trabalho árduo e sucesso no evangelho? É difícil para você parar de confiar em si
mesmo? Se sim, prossiga e esforce-se em sua confiança na justificação pela fé!)
1. Pergunte a si mesmo: se você se deparar com um problema inesperado, em que sua mente se volta imediatamente? (Imediatamente me pergunto o que devo fazer para resolver ou minimizar o problema. Suspeito que muitos de nós façamos isso. Precisamos mudar de atitude. Precisamos levar essa mudança a sério.)
B. Leia Filipenses 3:14-16. Paulo nos diz que, se formos espiritualmente maduros, devemos pensar como ele e “prosseguir” para o prêmio da vocação de Deus. Esse “prosseguimento” exige trabalho árduo de nossa parte? (Devemos sempre ter em mente o poder do Espírito Santo para mudar nossas atitudes. Descobri que até isso é uma batalha constante. Quando vejo o mal se alastrando, estou constantemente pensando em como posso expô-lo e resistir a ele. Preciso que o Espírito Santo me influencie a considerar, em primeiro lugar, o poder da oração.)
C. Amigo, de certa forma, a salvação é fácil e, de outras, é difícil. Passei a vida aprendendo a lição de que trabalho árduo e inteligente traz sucesso. Isso é verdade, mas esse não é o caminho para a vida eterna. Você se juntará a mim agora mesmo para pedir ao Espírito Santo que transforme sua atitude, levando você a confiar somente no que Jesus fez por nós para nos dar a vida eterna?
VI. Semana que vem: Uma Cidadania Celestial.
