Lição 8 A Preeminência de Cristo
Lição 8 A Preeminência de Cristo
(Colossenses 1:13-19)
Copr. 2026, Bruce N. Cameron, J.D. As citações bíblicas são da Bíblia ESV® (The Holy Bible, English Standard Version®), copyright © 2001 pela Crossway, um ministério editorial da Good News Publishers. Usado com permissão. Todos os direitos reservados. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. Se você normalmente recebe esta lição por e-mail, mas ela se perdeu em uma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pedindo a orientação do Espírito Santo enquanto estuda.
Introdução: Use sua memória para relembrar nossas duas primeiras lições desta série. Estudamos as introduções às cartas aos Filipenses e aos Colossenses. Lembre-se de que Paulo começou sua carta aos Filipenses dizendo humildemente que era um servo. Ele soou bem diferente aos Colossenses ao se descrever como um apóstolo. Decidimos que, diferentemente de sua carta aos Filipenses, Paulo queria se apresentar aos Colossenses como uma autoridade. Por quê? Ele tinha instruções importantes para eles sobre a luz e as trevas. Essas instruções têm a ver com a natureza de Jesus. Vamos continuar nosso estudo de Colossenses para aprender mais sobre Jesus!
I. Jesus, o Primogênito
A. Leia Colossenses 1:13-14. Paulo escreve sobre nosso Deus Pai e afirma que o Pai nos libertou das trevas e nos transferiu para o Reino de Jesus. Isso lhe parece estranho? Não foi Jesus quem nos libertou das trevas e nos permitiu entrar no céu? (Foi um esforço conjunto. Toda a Trindade esteve envolvida em nossa salvação.)
1. Considere o momento escolhido por Paulo. Ele escreve como se nossa transferência para o Reino de Jesus já tivesse ocorrido. Você viveria de maneira diferente se pensasse que já é cidadão do Reino de Jesus?
B. Leia Colossenses 1:15. Jesus é um ser criado? Ele é mais parecido com os anjos do que com Deus?
1. Quando Paulo escreve que Jesus é “a imagem” de Deus, isso não soa como se Ele fosse Deus, mas sim como se Ele fosse mais parecido connosco. Leia Gênesis 1:26-27. Considere duas perguntas:
a. Se Jesus foi criado e não Deus, quem é o “nós” em Gênesis 1:26?
b. Jesus foi criado à imagem dos humanos?
c. Leia João 1:1-3 e João 1:14. Quem é o Verbo? (Isso identifica o “Verbo” como Jesus.)
1. O que o Verbo fez? (O Verbo é o Deus Criador que estava com Deus Pai no princípio. E Ele é também o Deus que “se fez carne”, ou seja, nasceu como um ser humano. Os seres humanos são feitos à “imagem” de Deus. João 1 desvenda o mistério de por que Paulo escreveria que Jesus “nasceu” e é feito à imagem de Deus.)
2. Se nossa resposta anterior estiver correta, como você explica que Jesus era o “primogênito”? Quando Maria, sua mãe, deu à luz Jesus, Ele não era o primogênito de toda a criação?
D. Leia Salmos 89:27 e Apocalipse 1:5. Como esses textos abordam a ideia de “primogênito”? (Isso nos dá duas perspetivas diferentes. Primeiro, Apocalipse relaciona a linguagem do “primogênito” à ressurreição de Jesus. Ele é o primogênito dentre os mortos. Segundo, os Salmos usam o termo “primogênito” para indicar importância. Nenhuma dessas perspetivas nos ensina que Jesus era originalmente um ser criado como os anjos ou como nós.)
1. Judas 9 e Mateus 17:1-3 revelam que Moisés ressuscitou dos mortos, e isso ocorreu antes da ressurreição de Jesus. Como explicamos a declaração de Apocalipse sobre o “primogênito”? (Creio que a ressurreição de Moisés foi condicional à ressurreição de Jesus. Jesus foi o verdadeiro primogênito dentre os mortos.)
II. Jesus, o Criador
A. Leia Colossenses 1:16-17. Como isso se encaixa no argumento de que Jesus era um ser criado como os anjos? (Isso não se encaixa de forma alguma. Pelo contrário, nos diz que Jesus não apenas criou a Terra (o que está de acordo com João 1), mas também é o Criador de toda a criação no céu.)
-
-
-
Há uma frase que precisamos explorar mais a fundo. É-nos dito que “todas as coisas” foram criadas “para Ele”, ou seja, “para Jesus”. Que compreensão isso nos dá sobre o motivo pelo qual Jesus se sacrificou para nos dar a vida eterna? (Ele não queria que o dom que havia nos dado por meio da nossa criação fosse arruinado. Hebreus 12:2 nos diz que foi por “alegria” que Jesus se entregou. Essa alegria vem de nos dar o dom de voltar a ter um relacionamento correto com Jesus.)
-
-
-
-
-
O que isso revela sobre a motivação de Satanás para levar Adão e Eva ao pecado? (Em parte, isso foi uma
-
-
tentativa de prejudicar Jesus. Satanás tinha inveja de Jesus. Ele queria arruinar o dom da criação.)
3. Outra frase que devemos explorar é que “todas as coisas subsistem” em Jesus. Que coisas você acha que subsistem em Jesus? (Nossa salvação e a eventual destruição do mal “subsistem” na obra de Jesus. Alguém que entende de física da matéria condensada sabe que os átomos se movem, mas estão ligados entre si, de modo que os objetos parecem sólidos aos nossos olhos. Alguém que entende de astrofísica entende que nosso universo se despedaçaria se não fosse por uma força que regula sua expansão. Tudo isso acontece por meio do poder de Jesus.)
B. Leia Colossenses 1:18. Vemos novamente a frase “primogênito dentre os mortos”, que reforça a ideia de que Jesus não foi um ser criado por Deus. Como mantemos Jesus “preeminente” em nossas vidas?
III. Jesus e o Conflito
A. Leia Colossenses 1:19. Quando Paulo escreve que “a plenitude de Deus” habita em Jesus, o que isso nos ensina sobre o aparente conflito entre o Antigo e o Novo Testamento? Conheço alguns cristãos que se concentram apenas no Novo Testamento porque o Antigo Testamento parece irrelevante e, em alguns trechos, incorreto. (Tudo o que queremos saber sobre Deus Pai, podemos encontrar em Jesus.)
1. Já que sabemos que Jesus era o Criador mencionado em Gênesis, conclui-se que as interações entre Deus e os humanos no Antigo Testamento ocorreram com Jesus. Precisamos ser capazes de ver Jesus no que aconteceu no Antigo Testamento? (Não creio que possamos isolar o Antigo Testamento ao tentar compreender Deus. Não creio que possamos concluir que o que aprendemos sobre Jesus quando Ele andou na Terra nos dá uma compreensão completa dEle. Precisamos da visão mais ampla de Deus.)
B. Leia Colossenses 1:20. Estaríamos em guerra com Deus se não tivéssemos o que Jesus fez por nós? (Paulo usa termos de resolução de conflitos, como “reconciliar” e “fazer as pazes”. Sem Jesus, estaríamos em guerra com Deus.)
1. Aqueles que não aceitam Jesus estão em guerra com Deus?
-
-
Creio que vejo o surgimento do demoníaco nos dias de hoje. Admitimos um aumento nas doenças mentais. Nunca ouvi uma explicação satisfatória de como as coisas descritas como possessão demoníaca no Novo Testamento são hoje consideradas apenas doenças mentais. Você acha que passamos de possessão demoníaca para doenças mentais? Se sim, como
isso aconteceu? (Não aceito a resposta de que somos mais sofisticados hoje em dia. Outros problemas humanos que Jesus curou eram considerados doenças. Os que viviam na época de Jesus chamavam algumas enfermidades de doenças e outras de possessão demoníaca.)
4. Por que apenas no mundo ocidental, fora dos filmes, parece que pensamos que a possessão demoníaca não existe mais?
C. Vamos examinar novamente a natureza da reconciliação que Jesus conquistou para nós. Paulo diz que Jesus fez isso “pelo sangue da sua cruz”. Por que você acha que Jesus teve que morrer de forma violenta e dolorosa?
1. Se você responder: “Porque Satanás queria ferir Jesus e fazê-lo desistir”, essa é uma explicação completa?
2. A morte violenta e dolorosa de Jesus está de alguma forma relacionada à violência no Antigo Testamento? (Não entendo isso, mas vejo uma conexão entre a forma como a vontade de Deus foi cumprida violentamente no Antigo Testamento e a violência envolvida no fato de Jesus ter recebido o castigo pelos nossos pecados.)
a. Ao refletir sobre isso, como você encaixaria sua resposta de que Deus prometeu a Josué (o líder militar na conquista de Canaã) que enviaria uma vespa à frente dele para expulsar os pagãos? Veja Josué 24:12, Êxodo 23:28 e Deuteronômio 7:20. (O Jesus amoroso que vemos no Novo Testamento reflete a maneira como Deus prefere lidar com os humanos. Infelizmente, no Antigo Testamento e no futuro, Deus usará a violência para pôr fim ao mal.)
D. Amigo, você escolherá Jesus em vez das trevas? Ele é nosso Criador e Redentor e merece nossa fidelidade. Por que não escolher agora?
IV. Semana que vem: Reconciliação e Esperança.
