O Deus Triúno

(Deuteronômio 6:4; Mateus 26:63-64; Colossenses 2:13-15)
Portuguese, Brazil
Year: 
2012
Quarter: 
1
Lesson Number: 
1

Introdução: Quando eu comecei a utilizar computadores eu fiquei frustrado. Eu queria saber como eles funcionavam internamente. Qualquer pessoa pode digitar e imprimir um documento, assim como qualquer um pode dirigir um carro. Entretanto, o que ocorre “sob o capô”? Para responder essa pergunta eu li um pouco e, com a direção de meu jovem filho, construí um computador. Agora, estou satisfeito porque sei o fundamental mesmo que meu conhecimento esteja longe de ser completo. Nossa lição essa semana é assim. Nós aprenderemos alguns princípios sobre Jesus e a Trindade, mas o conhecimento completo está simplesmente fora do nosso alcance. Já que eu penso que não há como ser cristão sem crer na Trindade, vamos mergulhar em nossas Bíblias e ver o que podemos aprender!

  1. A Questão
    1. Leia Deuteronômio 6:4-5 e Marcos 12:28-30. O que isso nos diz sobre Deus? (Que “o Senhor é o único Senhor”)
      1. Por que você acha que Deus apresenta o mandamento “ame-Me de todo seu coração” com a afirmação “o Senhor é o único Senhor”? (É um mandamento positivo no sentido de amar Deus completamente, e negativo no sentido de amar outros deuses).
      2. O Novo Comentário Bíblico nos diz que Deuteronômio 6:4 é a “oração central no Judaísmo”. Esse verso é chamado “Shema” porque começa com a palavra “ouça” que é shema em hebraico. Se essa era a oração central para os judeus, o que deveria significar para nós que cremos na inspiração do Velho Testamento?
    2. Você notou que foi Jesus quem repetiu em Marcos 12:29 que Deus é “único”? Judeus e muçulmanos dizem que os cristãos não são monoteístas (aqueles que acreditam em um único Deus) porque cremos que Deus Pai, o Espírito Santo e Jesus são todos eles Deus. Se judeus e muçulmanos estão certos, por que Jesus chamaria atenção para a Shema e diria que o mandamento do amor é “o mais importante”?
    3. Recentemente, um livro no topo das listas de vendas (que foi transformado em filme) contou uma história baseada na ideia de que a Igreja Católica manipulou os evangelhos para fazer com que parecesse que Jesus afirmava ser Deus, quando na verdade Jesus nunca fez isso. Os evangelhos são as únicas fontes para a afirmação de que Jesus é Deus?
  2. O Fundamento para a Trindade
    1. Leia Gênesis 1:1-2. Quando Deus Se apresentou na Bíblia, o que Ele revelou sobre Sua natureza? (Ele revelou que o “Deus único” tinha um “Espírito”! Dessa forma, de Sua própria primeira apresentação Deus nos faz saber que Ele existe e que tem um Espírito Santo que também existe).
    2. Leia Gênesis 1:26-27. O que é esse negócio de “façamos o homem à nossa imagem”? O que isso sugere sobre Deus? (Que Ele de alguma forma é “plural”).
      1. Olhe novamente para o verso 27. O que isso sugere sobre a natureza de Deus? (Que a Sua natureza inclui “homem e mulher”).
      2. Vamos ler Gênesis 2:22-24. O que Deus está chamando “uma só carne”? (Adão e Eva, e todos aqueles que se casassem daquele momento em diante).
    3. O que esses versos em Gênesis nos revelam sobre a visão de Deus para o termo “um”? (Que Ele tem uma visão expansiva de “um”! Adão e Eva tinham suas próprias personalidades, entretanto Deus os chamou de “uma só carne”. Desde o começo, Deus revela que tem um Espírito que se “move”. Você poderia dizer que Deus é apenas um Espírito, mas isso não funcionaria muito bem considerando a afirmação “façamos o homem à nossa imagem”. Podemos ver que o fundamento da Trindade não começa nos evangelhos, mas sim em Gênesis).
    4. Leia Juízes 3:9-10 e Juízes 6:34. Isso o faz relembrar o que você regularmente vê no Novo Testamento? (Sim. O Novo Testamento desenvolve a ideia do Espírito de Deus estar separado de Jesus e Deus Pai. Vemos exatamente isso em Juízes).
  3. Alegações de Jesus sobre a Sua Divindade
    1. Na introdução, eu disse que uma pessoa não é cristã se não acredita na Trindade. Essa afirmação é injusta? Vamos ler João 8:58. Qual é a alegação de Jesus aqui?
    2. Leia João 6:35-40 e João 6:51. O que Jesus alega aqui?
    3. Leia João 8:12. O que Jesus alega aqui?
    4. Leia João 11:25-27. O que Jesus alega aqui?
    5. Leia João 10:30. O que Jesus alega aqui?
    6. Leia João 10:32-33 e Lucas 5:21-24. O que os ouvintes de Jesus entenderam que Ele afirmou?
    7. Leia Marcos 14:61-62. Que alegação Jesus está fazendo aqui?
    8. Leia Mateus 3:16-17. O que isso ensina sobre a Trindade?
    9. Leia João 1:1-4 e João 1:14. O que isso nos ensina sobre Jesus?
  4. Por que isso importa?
    1. Nesses textos você leu que Jesus claramente alega ser divino. Ele Se refere a Si mesmo como “Eu Sou”! É assim que Jeová Se descreve (Êxodo 3:13-14). Se Jesus não é Deus, o que isso diz sobre Ele? (Que Ele é mentiroso ou iludido. Ele não merece confiança, muito menos adoração).
      1. Leia Salmos 73:7-9 e Jeremias 23:34. O que esses textos do Velho Testamento dizem sobre falsas alegações? (Elas procedem dos ímpios).
    2. Leia Mateus 26:63-64. O Velho Testamento inteiro é sobre o sacrifício do cordeiro devido aos pecados dos humanos. O povo de Deus esperava um Messias que viesse para salvá-los. O sumo sacerdote está perguntando a Jesus se Ele é o Messias? (Sim. Jesus afirma ser o Messias – o Prometido que procede de Deus, retornará para Deus e virá novamente para salvar Seu povo).
    3. Leia João 8:23-30. O que Jesus ensina que está em questão quando se trata de Sua divindade? (Morreremos em nossos pecados! Jesus nos diz especificamente que se não O aceitarmos como o Messias, o Cristo, o Filho de Deus, então não temos Messias, nenhum Cordeiro de Deus, e morreremos em nossos pecados! Essa questão não poderia ser mais crítica ou mais central para a nossa esperança como cristãos!).
    4.  
  5. Por que Paulo acha isso importante?
    1. Lembra-se do livro popular e do filme que argumentaram para os biblicamente analfabetos que Jesus não achava que fosse divino – que isso foi apenas algo planejado posteriormente pela Igreja Católica para apoiar sua importância? Vimos que a Trindade tem um fundamento em Gênesis, e que Jesus afirmou ser Deus e o Messias. Vamos olhar a seguir o que Paulo escreveu sobre Jesus e Sua divindade. Leia Colossenses 2:9-10. O que Paulo diz sobre a divindade de Jesus?
    2. Leia Colossenses 2:13-15. O que Paulo diz sobre Jesus como o Messias que tira nossos pecados? (É como Paulo identifica Jesus).
  6. Por que Pedro acha isso importante?
    1. Leia Atos 1:1-5. Quais são as instruções de Jesus para Seus seguidores no futuro?
    2. Leia Atos 2:1-4. Foi isso que Jesus prometeu?
    3. Leia Atos 2:29-36. O que Pedro diz sobre Jesus?
      1. Quem Pedro afirma ser a fonte de sua afirmação? (O Espírito Santo).
    4. Amigo, Gênesis lança o fundamento para a Trindade. Jesus afirma ser o Messias e o “Eu Sou”. Pedro e Paulo afirmam que Jesus é o Messias – e Pedro diz que sua afirmação vem da inspiração do Espírito Santo. O Novo Testamento como um todo, argumenta que Jesus é Deus. O Velho Testamento aponta Jesus como o Messias. Não é algo fabricado pelos líderes primitivos da igreja para aumentar sua importância. Essa é a mensagem central da Bíblia. Se não aceitamos que Jesus é Deus e morreu em nosso lugar pelos nossos pecados, então estamos perdidos. Você vai aceitar hoje que Jesus é nosso Senhor e nosso Deus?
  7. Próxima Semana: No Princípio

Nota da tradutora: Meus sinceros e afetuosos agradecimentos a Levi de Paula Tavares que deixou a tarefa de traduzir os comentários a meu cargo começando por esta lição e se mostrou sempre disposto a me auxiliar nesse meu novo desafio. Desejo a todos um feliz e abençoado 2012!